Do meu livro Filosofraseando volume I da página 10 à 20.

Ante a improbabilidade de vencer uma luta, ao invés de arrefecer, articular uma boa estratégia, é a 'fórmula'.

Jamais se deve substimar a capacidade de alguém, a julgar por sua aparente fragilidade.

Os melhores amigos, são aqueles que diz-nos na 'bucha' que erramos, e dão-nos oportunidades de corrigir os nossos erros.

O Mundo ainda há de ser tal qual um paraiso: basta que a falsidade passe a figurar apemas como uma palavra antiga, e, impere a fraternidade.

Faça o possivel para não ter inimigos; mas se isso for inevitável, os declarados, são os menos perigosos - ignorá-los, é o mais indicado.

A grande diferênça entre um inimigo e um falso amigo, é que este último fere-nos não o corpo, e sim, a alma.

Já fui contrário a tal tese, mas cheguei a conclusão de que, em competição, os fins, justificam os meios.

Saber viver é uma arte a qual fui reprovado - ao longo do tempo - na maioria dos 'testes' que prestei.

Gentileza, cordialidade humildade, acredito sejam três 'ingredientes' essenciais à um futuro harmônico.

Tratar outrem com cordialidade e gentileza, é deveras, está em constante harmonia com o Cosmo.

A partir de quando cada gesto de gentileza externado; seja de fato assimilado intimamente em quem o esbossa, a humanidade terá dado um grande passo rumo a harmonia e a paz.

Uma das melhores formas - quiça a melhor - de se refutar hostilidade, é retribuí-la com gentilêza.

Tal qual o calor evapora a água, a gentileza o faz, com a hostilidade, mal-entendidos, falsidades e assemelhados.

Há ocasiões nas quais, a gentileza é mais eficáz, do que o filo da navalha.

Amigos, devem ser preservados, sejam quais sejam os esforços necessários para tal; falsidade, figura dentre as piores atitudes de um ser humano.

É deveras salutar a auto confiança; todavia, se em excesso, torna-nos vulneráveis.

Há sorrisos que aparentemente parece-nos acolhedores, mas que, intimamente maquinam malificios inimagináveis.

Não corra atrás dos sonhos; quem corre atrás é sempre perdedor, mesmo que, chegue na segunda posição. Deve-se sim, correr lado a lado.

Invento frases, não na intenção de agradar - não vivo de aplausos - e sim de trazer à tona ( à reflexão) - uma dura realidade em voga.

Sonhar acordado, é das formas - ou a forma - mais eloquente de compensar as desilusões.

Onde impere a solidariedade, quaisquer que sejam os obstáculos e dificuldades, são vencíveis com menores esforços.

No desespero, o homem é capaz de quaisquer inconveniências.

Ancorar à margem da BR - sob o sol escaldante do meio - sentar sob uma mangueira frondosa e degustar manga até não aguentar mais, não tem preço!

Um povo que teme arriscar o novo, está fadado a viver de passado.

No jogo da vida, ganhamos - ou desperdiçamos oportunidades - nos detalhes que passam-nos desapercebidos.

Não raro, as escolhas que fazemos com mais entusiasmo, são as que trazem-nos consequencia mais desagradáveis.

Um dos melhores meios de conviver com pessoas hipócritas e dissimuladas, talvez seja ignorá-las; difícil é, tornar a termo.

Receitinha básica para se dar bem na vida - quanto a coisa pública: não veja, não ouça, não fale - ou seja, anule-se! Pois, se"é público é de ninguém".

Muita vêz a perspectiva de se colher alguma vantagem, é um dos fatores que alimenta a corrupção.

Se a 'mão' do Estado auxiliasse com a mesma presteza tal qual faz quando reprime, imagino que, não haveria tanta criminalidade.

Pouca coisa provoca tanta antipatia, quanto o ser honestamente transparente.

É deveras muito mais difícil lidar com as adversidades, do que as adversidades em si.

No ócio, contrair um vício: enveredei por novo ofício - tento filosofar - filosofrasear; invento aforísmos; tento poetizar...

Buscar incansavelmente e não encontrar o que fazer, é um ócio duro de roer!

Desvantagens do ócio: as horas passam lentamente e o tempo voa.

Ócio: um dos grandes corroboradores das estatísticas; indesejáveis estatísticas.

É desperdício de tempo, perder tempo, com quem para ti raramente tem tempo.

Não raro, quando se aprende a viver a vida literalmente, já se tem da vida, perdido a melhor parte.

O fingimento é uma arte, quando se consegue a façanha de fingir que se é feliz, mesmo sem ser-lho.

Dógmas: é por causa deles que, existimos bem mais do que vivemos.

A sociedade - e seus dógmas - de certa forma ceifam as oportunidades de muitos, por mero preconceitos.

Uma grande desvantagem de filosofar e contemporanear, é que na primeira, se pensa; na segunda, se vive.

Tivesse eu sido forçado a viver de aparência, provavenmente, teria me especializado na arte de quebrar espelhos.

Quando vai embora a esperança, continuar buscando-a, é o único meio de trazê-la de volta.

Ante o egocentrismo em voga no Mundo, trabalhe em prol da felicidade de outrem, e deixe muitas pessoas perplexas.

Sempre que lhe surgir oportunidade de levantar alguém caído, faça-o; além de exercitar a cidadania, é um excelente exercício para o coração.

Nos desepcionamos com as pessoas, basicamente, porquê esperamos delas mais do que deveríamos.

No jogo da vida, usar de astúcia, é dos principais meios de fazer do tempo: aliado ou ferrênio adversário.

Felicidade é vê jorrar um sorriso de quem de nós se aproxime; busquemos pois, sempre proporcionar um sorriso.

Quanta vêz um gesto simples torna leve um existir; se podes, faze brotar de uma face amargurada, um sorriso aliviado.

Ser um 'poço' de doucura é fácil; difícil é, quando as amarguras são constantes.

O choro - talvez - mais angustiado, seja aquele que fica preso na garganta. Privilegiados são, pois, os que sabem chorar as suas mágoas.

É público e notório, que os principais avanços ao longo da História da humanidade, foram protagonisados pelos 'loucos'. Dêem pois, oportunidades a tais.

Ponderes antes de dizer não a um pedido, pois poderás está matando uma grande iniciativa no nascedouro.

Navegar quando os ventos não são favoráveis, é relativamente fácil; difícil, é redirecionar as velas na direção correta.

Dentre fazer e receber o crédito pelo feito, prefiro figurar sempre que possível, dentre estes primeiros.

Mais que qualquer remuneração por serviços prestados à coletividade, é a satisfação de tê-lo feito.