Algumas das quase duas mil frases do meu livro Filosofraseando volume I

O 'elemento' surpresa, é (essencialmente) o grande 'barato' da estratégia; o carcará - a águia do Sertão - fica à espreita, porém, raramente erra sua 'investida'.

A vida perde parte do sentido, quando perde-se a capacidade de sonhar.

Uma simples frase ou até mesmo uma palavra, é capaz de fazer a diferença no resultado de uma história.

Decepções que mais machucam, são as que vêm com ou de pessoas que depositamos as maiores expectativas.

O reconhecimento do mérito tem impensável mais significância, do que valores amoedados.

Sempre que concluo um raciocínio com reticências, é porque - não raro - tenho ainda muito a dizer, e não encontro as palavras adequadas.

Talvez a melhor formula para evitar conflitos na vida a dois, seja dormir em camas separadas - cada um n'um estado da federação - preferencialmente distante um do outro.

No grande palco da vida, somos todos coadjuvantes; como em toda grande produção, uns alcançam a glória; outros, permanecem figurantes.

As lágrimas que derramamos ao longo do caminho, são apenas virgulas nos textos da peça que escrevemos - e encenamos - ao longo da caminhada.

Mesmo ante a improbabilidade de chegada, mesmo ante os obstáculos, mesmo ante os ventos contrários, remanejar as velas é preciso - dá sentido á vida.

Não há valor amoedado, suficiente para compará a sensação da amizade sincera.

Quanto mais um fruto amadurece lentamente, mais saboroso fica - metáfora.

Ainda que tarde - talvez por receio ou estupidez quase sempre o que admirei - ainda persiste dizem -me não - por vezes de dedo em riste.

A prepotência, é uma ilha de lampejos cercada de escuridão por todos os lados - idem para a estupidez.

Aprendi ao longo do tempo, que devo manter distância de pessoas que falam com dedo em riste.

Para o tarefeiro, não há recompensa maior, do que o reconhecimento da missão cumprida.

Há ocasiões nas quais, é salutar evitar correr riscos; há outras em que correr riscos, é essencial para se atingir objetivos.

O não arriscar, muita vez, corre-se o risco de não ter outra oportunidade de fazê-lo.

Dentre as atitudes que devem ser consideras nobres, figura a gratidão; abre portas, massageia egos,quebram barreiras...

Nas horas de ócio, ainda não encontrei companhia mais agradável, do que a companhia de um bom livro.

A cada frases que crio, tenho a sensação de conversando com pessoas que, muitas delas, de outra forma jamais o faria.

Há situações nas quais, a esperança é tal qual um sol em constante eclipse.

Se alguém te menospreza, enaltece-o; assim, reduzirás as barreiras do teu caminho.

Ser inconsequente - quando necessário - é uma forma de se contrapor ao um sistema - o qual discorda-se.

Não raro, algo que parece-nos - a princípio - insignificante, traz-nos e dá-nos significados inimagináveis em nossa vida.

Há pequenas decepções que, devem servir de ensinamentos, à futuras tomadas de decisões.

Pequenas decepções, devem ser encaradas tal qual faróis a nos orientar, para que tenhamos sejamos mais cautelosos, ao tomar decisões.

Perdoem meu pensar egoístico, mas não assimilei ainda a ideia de "se prolongar a vida na Terra aos mil anos"; que significado teria a vida dos cem aos mil?!

Se você tem algo em mente e receia botar em prática imaginando não ser capaz, não arrefeça; teste seu potencial - só consegue quem persiste.

Pense duas, três... dez vezes antes de tomar decisões; as consequências quanto a tais, são inevitáveis.

Escolher um rumo a seguir, não basta; empenhar-se em atingir o objetivo almejado, é o que faz a diferença.

Ante as adversidades, observar a persistência de uma minúscula formiguinha conduzindo seu alimento, é um excelente estimulo a prosseguirmos.

É fato que nossos erros nos conduzirão aos acertos, exceto quando nos apercebemos tarde demais.

Os sonhos, são a essência, o fertilizante, o combustível, o impulso necessário à qualquer realização.

Um amor não correspondido, é tal qual uma prisão sem grades, sem portas, sem chaves, que não existe ferramenta adequada à desobstruí-la.

Desistir de algo sem ao menos ter tentado, é um erro que conduz muita gente ao fracasso - eu que o diga.

Pensar - e dizer o que penso mesmo que seja um tanto inconsequente - é ser severo crítico de mim mesmo.

Obrigado DEUS pelas vitórias de hoje, e também pelas frustrações, e Dê-me discernimento para que amanhã, eu seja menos idiota.

Os direitos são iguais? Duvido! Por exemplo, os meios de comunicação de massa - salvo raras exceções - defecam acintosamente dentro dos lares; vá jogar merda na casa deles, pra vê o que acontece!

Existe um lugar comum onde todos - inclusive os que vivem enclausurados em bolhas de orgulho - hão de se encontrar.

Lamentável, mas é fato: há abraços e apertos de mãos que,são recheados de falsidade.

No Brasil, 'flanelinhas' mendigarem alguns trocados nos semáforos para suas subsistências, "oferece risco à sociedade'. Quem rouba milhões dos cofres públicos, "NÃO"!!!

Barreiras? Transpô-las é preciso; Seguir em frente é essencial; Olhar pra trás é perda de tempo; Se passado fosse bom, seria PRESENTE!

Dentre as tragédias íntimas, o amar só uma vez na vida, deve ser uma delas.

A razão é, tal qual um tigre selvagem a nos vigiar constantemente, e, bloquear a porta que nos dá acesso à viver as emoções.

Viver, é tal qual trafegar constantemente sobre corda bamba; quem consegue encontrar um ponto de equilíbrio, logrará êxito.

Vê, é inerente à todos - a não ser que seja deficiente visual; todavia, enxergar, é privilégio de poucos.

Em tratando-se de decisões - em algumas ocasiões - cheguei a contundente conclusão, que sou decididamente indeciso.

Por mais que você seja importante, não tem o direito de querer neutralizar outem.

Para quem vive de aparências, a dita cuja é tudo.

Precise de um amigo - ou blefe quanto a tal - e perceberá qual o nível de tal amizade.

Minha opção de ser sempre transparente, é o que me lasca - parte de mim é desengano; a outra parte também.

Fantasiar muita vez é necessário; todavia, emuldurar a vida sobre ilusãoes efêmeras, é tal qual caminhar sobre areia movediça.

Ao invés de lamentar-mos os equívocos que cometemos ontem, lembremo-nos que a vida nos dá o hoje, para possamos moldar o amanhar contentoso.

Desistir de objetivos só por imaginar hajam obstáculos a transpor, é tal qual perder uma guerra, sem sequer enfrentar uma batalha.

Se n'alguns dos teus intentos não lograstes êxitos, não te aflijas; não era o momento. Alguém certamente dará luminosidade a teu ideal, tornando-o realidade.

Sempre que alguém julgue-te incapaz, surprenda-o, e frustre suas espectativas.

Por mais esquisito que pareça ser uma tese, tende a tornar-se contemporânea, a partir de quando seja assimilada, e, vitoriosa.

Se não conseguirmos alguma posição de liderança no contexto de sociedade, sejamos líderes de nós mesmos, objetivando o bem comum.

No imenso teatro da vida, não devemos nos contentar em ser tão somente platéia. Façamos papéis de relevância coletiva.

Ninguém está imune as agrúrias da vida. Todavia, podemos amenizar os infortúnios de outrem, ao menos levando-lhes ânimo.

PS: as priemiras dez páginas do livro supra cutado acima.