CADEIRA DE BALANÇO versus CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CADEIRA DE BALANÇO versus CONHECIMENTO CIENTÍFICO

FRASE 1 - O conhecimento científico é o resultado do trabalho executado pelo homem para compreender a natureza e a realidade social, transformando-as de acordo com suas necessidades. Ou é o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade, por meio da investigação científica. Na maioria das vezes colocado no papel e/ou gravado em sua própria mente. Assim a ciência se caracteriza por demonstrar as razões dos enunciados, relacionando os fenômenos às suas causas. Ou exprimindo suas conclusões em enunciados gerais que traduzem a relação constante do binômio causa-efeito.

FRASE 2 - Aquele corpo alquebrado, mirrado e idoso; agora sentado na cadeira de balanço, muitas vezes se distanciou da teoria para reverenciar a prática, relevou a pesquisa sem fugir da verdade. Ateve-se no controle das causas naturais, usou e comprovou com rigorosa lógica, a razão. Não deixando as evidências da ciência, tomarem as rédeas por si só. Sem, contudo desprezar o conhecimento científico, “dos outros”, sem serventia para ele. Assim seu bom senso sempre prevaleceu, no entendimento da realidade social.

(julho/1999)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 09/11/2012
Código do texto: T3976576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.