Flor de Laranjeira

Para os povos orientais, seus milenares provérbios são sentenças concisas e prontas que todos conhecem e usam no dia a dia. Eles trazem, em seu contexto, muita sabedoria e conhecimento que podem ser aplicados na vida cotidiana.

Essas pequenas frases, quase sempre na forma erudita, são fáceis de se decorar e transmitir devido a seu formato simples e curto. São citadas em tudo e para tudo: para expressar votos de felicitação (aniversário, boa viagem, bom Ano Novo, inauguração de lojas, casamentos, etc.); ou para a mera descrição da natureza e das mudanças das estações do ano; como o eufemismo para referir-se a realidades negativas (como a morte, o ladrão, o homem mesquinho, etc.); na descrição dos altos e baixos da vida; para animar as horas de adversidade e para aconselhar (à humildade, modéstia, prudência, cautela, etc.); para elogiar os valores universais (fundamentalmente orientais, de diversas vertentes como o confucionismo, o taoísmo, o budismo chinês, etc.); e, é claro, para criticar bem humoradamente da falta de valores (a mesquinharia, a traição, a covardia, a ignorância, a mentira, a hipocrisia, etc.).
 

Vox Populi, vox Dei

A língua resiste porque é mole; os dentes cedem porque são duros.
(Provérbio chinês)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 17/06/2012
Código do texto: T3728838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.