CAMPANHA: PAZ SEM NÓS É DESESPERO!

As pessoas agem como ateus em relação à polícia. Os governantes não reconhecem a importância social nem valorizam os servidores da carreira mais altruísta de todas.

Você acha justo, pagar pouco mais que mil reais para uma pessoa ter o "dever de colocar a própria vida em risco" ? Pode não estar escrito, mas é isso que acontece, quando o agente de segurança pública enfrenta o assaltante, o latrocida, o homicida, o sequestrador... Muitas vezes, para salvar um bem pertencente aos denunciantes. Ele empenha sua vida para combater os inimigos da sociedade, os renegados da lei.

Antigamente, mas, não muito tempo atrás, ser policial era uma carreira para pessoas reconhecidamente honoráveis. Os pais queriam que suas filhas se casassem com homens da lei, pois, eram vistos como pessoas do bem, além de ser status social ter policiais na família. Infelizmente, os tempos são outros. Vivemos a desacreditação nos serviços públicos e, não diferentemente, nos policiais. Isso é parecido com o que aconteceu com as pessoas religiosas, chamadas antes somente de "crentes". Eram as preferidas para cargos de grande responsabilidade por serem pessoas cumpridoras de preceitos bíblicos. Hoje, são carimbadas com rótulos de egoístas, litigiosas e dinheiristas. Os policiais são sujeitos que garantem o cumprimento dos preceitos legais, mas, muitas vezes, este dever se torna invasivo aos seus direitos das pessoas. Eis, a razão de todo conflito!

Muitos se dizem descrentes em Deus criador de todas as coisas, mas, na hora do desespero, em gritos, chamam por Ele! Reservadas as proporções, comparações e crenças - é lógico! - as polícias são ferramentas usadas para atender e socorrer aos afligidos pela violência, idepentemente de sua opinião ou sentimento em relação à segurança pública, se gostam, ou não, de quem os socorre e proteje.

Quando a pessoa é vítimada, ela não grita: Socorro presidente, senador, deputado, governador, prefeito, vereador, presidente de associação de bairro ou de qualquer conselho... Ela grita: SOCORRO! POLÍCIA! Mas, de algum modo, está chamando a polícia e todos os demais, responsáveis por oferecer uma polícia capaz e eficaz.

Nem todo o policial é bandido, nem todo bandido é policial.

Nem todo policial é corrupto, nem todo corrupto é policial.

Nem todo policial é truculento, nem todo truculento é policial.

Nem todo pollicial é inimigo, nem todo inimigo é policial.

A grande maioria dos policiais são cidadãos comuns, portadores das tarefas mais empáticas e altruísta de todas: "servir e protejer", "salvaguardar a vida", entre tantos "slogans' vividos cotidianamente em suas vidas profissionais.

As pessoas têm o costume de generalizar tudo que recebem dos meios de comunicação em massa e internalizar com verdade intangível, com se empaticamente tivesse sido vítima de um mau polícial, os quais têm seus feitos publicados em matérias escancaradas. Os bons feitos dos profissionais honestos e dedicados, que são a esmagadora maioria, são ceifados na vala comum do "dever funiconal". A velha máxima que sentecia boas ações ao esquecimento causado pela expressão: "Não fez mais que a obrigação!"

Como queremos ser bem atendidos se não damos direito a uma melhor remuneração, a condições de trabalho adequadas e sem valorizar quem nos atende? Difícil, não é?!

Pois bem, Sou parceiro da CAMPANHA: PAZ SEM NÓS É DESESPERO! No slogan, "nós" são os policiais, guardas municipais e bombeiros.