Frases de Pablo Picasso
 
                        (1881, Espanha - 1973, França). 
                  
 
 
A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade.
 
 
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.
 
 
A mulher para ser perfeita deve ser passiva e submissa. Todas deveriam ser assim. Permanecer dormindo até aos vinte e um anos e só depois despertar para a vida.
 
 
A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica.
 
 
A tragédia quando somos famosos é que se tem de devotar tanto tempo a ser-se famoso.
 
 
Art is a lie that tells the truth.
 
 
Bons artistas copiam, grandes artistas roubam.
 
 
Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno.
 
 
Concordo com Dom Quixote: o meu repouso é a batalha.
 
 
Dantes um quadro era uma soma de adições. Comigo um quadro é uma soma de destruições.
 
 
Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar.
 
 
É preciso ter muito cuidado com o que se faz, pois é justamente quando nos julgamos menos livres que estamos a ser mais livres.
 
 
Em pintura pode-se experimentar tudo. Tem-se mesmo esse direito. Com a condição de nunca se recomeçar.
 
 
Estilo é uma coisa que nasce quando a pessoa morre. Não seja estilista de si mesmo, varie na sua criação.
 
 
Eu estou sempre fazendo aquilo que não sou capaz, numa tentativa de aprender como fazê-lo.
 
 
Eu estou sempre a me enganar, como Deus.
 
 
Eu gostaria de viver como um pobre, mas com muito dinheiro.
 
 
Eu não evoluo, sou. Eu não procuro, acho.
 
 
Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.
 
 
Leva muito tempo tornarmo-nos jovens.
 
 
Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu número é serem postas no seu justo lugar.
 
 
Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela.
 
 
Não existe o amor. Existem gestos de amor.
 
 
Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte.
 
 
No mundo nada mais existe a não ser o amor. Qualquer que ele seja.
 
 
O maior inimigo da criatividade é o bom senso.
 
 
O que já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz.
 
 
Para mim só há duas espécies de mulheres: as deusas e os capachos.
 
 
Pintar é libertar-se, e isso é o essencial.
 
 
Pinto as coisas como as imagino e não como as vejo.
 
 
Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.
 
 
Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema.
 
 
Se sabemos exactamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?
 
 
Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei.
 
 
Ser contra um movimento é ainda fazer parte dele.
 
 
Só um sentido de invenção e uma necessidade intensa de criar levam o homem a revoltar-se, a descobrir e a descobrir-se com lucidez.
 
 
Suprimir os obstáculos não é dar liberdade, mas sim permitir o desregramento, que conduz à desestruturação, à monotonia, ao nada.
 
 
Todas as crianças nascem artistas. A dificuldade é continuar artista enquanto se cresce.
 
 
Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição.
 
 
Tudo o que você pode imaginar é real.
 
 
Um homem só encontrará a mulher ideal quando olhar no seu rosto e ver um anjo, e tendo-a nos braços ter as tentações que só os demônios provocam.
 
 
Um quadro bom no meio de quadros maus acaba por se transformar num mau quadro. E um quadro mau no meio de quadros bons acaba por se tornar um bom quadro.
 
 
Um quadro só vive para quem o olha.
 
 
Uma ideia é um ponto de partida e nada mais. Logo que se começa a elaborá-la, é transformada pelo pensamento.
 
 
Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação. Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo.
 
 
       
Transcrito de:
http://pensador.uol.com.br/autor/pablo_picasso/   
                                   
(clique)

 
Pablo Picasso
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 12/01/2012
Reeditado em 04/11/2012
Código do texto: T3436143
Classificação de conteúdo: seguro