CRÍTICA LITERÁRIA E CORREÇÕES NOS MEUS TEXTOS série diálogos via e-mails

Quando posto um texto parto do princípio de que os leitores sacarão que o texto está do jeito que eu quis escrevê-lo, com erros de digitação ou correção total, com neologismos, regionalismos ou palavras 'difíceis' ou comuns.

Acredito no conjunto de um texto passando uma ideia, que é a verdadeira expressão da Arte, a ideia, que prescinde até mesmo da obra em si, segundo Marcel Duchamp, na sua arte conceitual.

As críticas que recebo quanto aos meus recursos de linguagem e literários me ajudam pois algumas vezes realmente troquei os dedos no teclado e escorreguei um xis no lugar de um esse, ou transcrevi a fala involuntariamente e escrevi 'mininu' sem querer ou esqueci um sinal ou acento gráfico.

A sensibilidade, a bagagem intelectual e o senso crítico do leitor são essenciais para que perceba o que foi erro e o que foi parte da composição, ocupando um lugar no texto que guiará as reações de quem lê, em conjunto com as ideias.

Porém, gosto mais ainda quando criticam a ideia do texto, quando se deixam contagiar pela história, quando não assumem que o texto em 1a. pessoa é real e autobiográfico, mas uma peça de ficção.

Estou pensando em lançar uma campanha em defesa da crítica literária, para que os autores que aderirem possam fazer e receber críticas nos moldes literários, que ajudem a quem está começando a se sentir algo mais do que um escritor de horas vagas e encare a tarefa de melhorar sua produção e de ajudar a melhorar a produção dos outros membros.

Fica aqui o convite.

Iama K
Enviado por Iama K em 31/07/2011
Código do texto: T3130182
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.