TRANSECEDÊNCIA E MATERIALISMO

Por que buscar um sentido espiritual para a vida humana quando há tantos aqui mesmo, no mundo material?

Tudo bem, quem quiser buscar o sentido da vida no intangível, que o faça. Não é proibido, mas não significa que seja obrigatório.

A busca pela transcedência espiritual é assunto para conjecturas filosóficas metafísicas, enquanto a busca pela compeensão de como o universo e a vida funcionam é assunto para a Ciência.

A hipótese do Design Inteligente não se contrapõe à Teoria da Evolução, posto que são de âmbitos diferentes, por mais que os defensores da primeira não aceitem esta classificação.

O que ocorre é que a crença não é científica, e a Ciência nada tem a ver com a fé.

""A ciência realmente tem alguns pressupostos metafísicos, não sendo o menor deles o de que o universo segue leis. Mas a ciência deixa em aberto a questão de se essas leis foram planejadas. Isso é uma questão metafísica. Acreditar que o universo, ou alguma parte dele, foi ou não planejado, não ajuda a entender como ele funciona. Se uma questão empírica for respondida com "porque Deus [ou alienígenas superinteligentes, indetectáveis] assim o fez", então abandonou-se o mundo da ciência e adentrou-se no mundo da metafísica. Naturalmente, cientistas têm crenças metafísicas, mas essas crenças são irrelevantes para as explicações científicas. A ciência é aberta, tanto para os teístas quanto para os ateístas.""

(PARA O ARTIGO COMPLETO:

http://www.skepdic.com/brazil/di.html)

Iama K
Enviado por Iama K em 28/06/2011
Reeditado em 28/06/2011
Código do texto: T3062735
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.