Sobre o tempo, sobre a pressa, sobre a necessária calma

No trânsito das coisas da vida, digo sobre as perdas e ganhos, e sobre o que vai e o que fica, se andares sempre às pressas, não verás as placas, não perceberás as sinalizações, não entenderás o caminho. E na tua correria, pegarás atalhos que vão te conduzir mais cedo ao lugar que desejavas, mas quando estiveres lá não lembrarás de nenhuma rota por onde andaste, não recordarás de uma árvore a qual repousaste, nem de alguém com quem conversaste por uma fração de minuto que fosse, porque você simplesmente não viveu situações do tipo, você não viveu a travessia, nem de longe, somente forjou um pulo gigantesco do começo até o fim, com a ambição dos teus passos largos.

E que pena caso isso te ocorra, porque eu acredito que o agrado da vida é o durante, é o presente, é o agora, e o futuro é só a consequência do que se passa conosco desde ontem, desde já, e o que virá é um tempo hipotético que pode nem chegar para alguns.

Por isso o que eu aconselho às pessoas de bem, é que elas saibam levar o tempo com calma, com estima, com consideração, aproveitando o presente com a paciência que merece ser gasta, e ainda levando o tempo como um amigo da vida, que se lisonjeia quando percebe que a qualidade que tu dedicas para viver os bons momentos é generosa, até que então ele se torna tão magicamente flexível, que faz o ínfimo e minúsculo momento te parecer eterno.

Ps.: Desculpem por eu ter posto o texto como frase, foi um mero acidente por conta da minha distração de sempre. rs

Até mais ler.

Camila Trideli
Enviado por Camila Trideli em 06/04/2011
Reeditado em 06/04/2011
Código do texto: T2893697