FACETAS DA HUMANIDADE
A natureza humana não é boa como costumamos muitas vezes a acreditar, Mas se melhora gradativamente a medida que evoluímos em nossa moral.
Pessoas cuja moral chegou a um patamar que lhes permite que pulse em seus peitos um coração bondoso,existem. Porém, são muito menos comuns de se encontrar do que a nossa vontade deseja. Aprenda a conhecer a bondade para saber reconhecê-la quando a encontrar. Mas da mesma forma, aprenda a reconhecer o mal, para que ele não tenha o poder de te iludir usando as vestes da bondade. Aquele que fere e prejudica ao próximo, em via de regra sabe bem o que faz... Nem que seja num segundo instante. Iludir-se acreditando que ele ignore as suas atitudes maliciosas, é menosprezar-lhe a inteligência... O que nesse caso, é perigoso.
Negarmos ou justificarmos de forma favorável a nós mesmos uma injúria cometida por nós a outrem, é confissão de má índole e covardia.
O agressor que dissimula a injúria por ele cometida, não é oponente e sim, inimigo.
Convém lembrar, que precaução, cuidado, não é sinônimo de pessimismo no olhar e nem justificativa para a intolerância ou impaciência. Cautela é um dos exercícios da sabedoria... Sejam sábios.
Acho sensato olhar para o próximo com olhos de bom coração. Porém, imprudente contar com a bondade constante nas pessoas. Ela existe, mas se manifesta em momentos que são diretamente proporcional a evolução moral de cada um.