Ocean's 11 vs Matrix

Que relação poderá haver entre os filmes Ocean's 11 e o Matrix? Aparentemente nenhuma, a temática é completamente diferente, assim como a própria estória, superficialmente sem nenhum paralelo. No entanto, dois momentos há, um em cada filme, que evocam precisamente a mesma temática humana: há momentos na vida em que temos de escolher, ou a decisão. Escolher entre ficar confortáveis no nosso canto conhecido onde nada nos acontece ou caminharmos para o desconhecido para crescermos.

No Ocean's 11 temos a metáfora da Vodka

No Matrix temos a metáfora do comprimido

No Ocean's 11, o Ocean ao receber seus camaradas de assalto no pátio da sua casa diz-lhes qualquer coisa deste tipo: "estamos prestes a embarcar numa missão em que tanto podemos ficar muito ricos como nos podemos ferrar feio e isto com grandes probabilidades. Se vocês não gostarem da Vodka, podem comer à vontade e dar o fora..."

No Matrix, o Morfeus está perante o Neo enquanto este se sente como a Alice no País das Maravilhas: como num sonho em que pode acordar a qualquer momento. Então Morfeus diz-lhe: "ironicamente não estás muito longe da realidade pois tens estado a viver um sonho, preso na tua própria mente pelo Matrix. Dou-te a escolher e não tens como voltar a trás a partir da opção que tomares: tomas o comprimido azul a acordarás na tua cama, acreditando no que quiseres; tomas o comprimido vermelho e mostro-te quão fundo vai toca do coelho..."

Inquieto
Enviado por Inquieto em 30/08/2010
Reeditado em 30/08/2010
Código do texto: T2467666