Guerra da Secessão (1861-1865)

Na segunda metade de 1863 os Unionistas do Norte já levavam grande vantagem sobre os esclavagistas/confederados do Sul (Estados Unidos).

Na guerra estavam em causa a questão dos escravos e das taxas alfandegárias a produtos importados, defendidas pelos Unionistas com uma economia florescente devido aos avanços tecnológicos, e recusadas pelos Sulistas cuja economia dependia fortemente dos campos de algodão trabalhados pelos escravos africanos.

Á frente das tropas Unionistas estava o general Ulysses S. Grant, amigo da sua pinga.

"Apesar das vitórias de Grant no Oeste, parte da impresa acusava-o de embriaguez e incompetência, o que obrigou Lincoln a nomear uma comissão para investigar o seu comprtamento. As conclusões foram que Grant não bebia habitualmente mas, nas raras ocasiões em que o fazia, tinha dificuldade em parar a tempo.

Quando sugeriram a sua demissão, o presidente colocou assim a questão: 'Se soubesse que género de licor bebe, pediria que me enviasse um barril para ver se os generais do Leste conseguem com isso mais vitórias'..."

Revista "Super Interessante" (Portugal)

Inquieto
Enviado por Inquieto em 28/08/2010
Reeditado em 31/08/2010
Código do texto: T2464345