LITERATURA fragmentos d'ouro 13

“ as bochechas parecendo lençóis amassados em noites de amores”

“ ele sorri com as duas lâminas dos lábios”

“ exausto, desapega-se como a criança se solta no ventre da mãe”

“ aquelas mãos finas esgravatavam-se errantemente”

“ é a escuridão de olhos fechados”

“ o amor conjugal é tênue como um fio de aranha”

“ o cedro rigoroso parece ter vida própria e persegue os pontos descobertos com a velocidade de quem não come a muito”

(trecho de quando o índio Francisco Abiaru é surrado)

“ quando o tétrico canto dos morcegos e o melancólico pio da coruja servia de cantochão ao imenso”

“ olhos grandes como botões de ágata”

“ ela por fim o devolveu a cela como quem repõe um pano sujo na trapeira”

Acima trechos de:

BREVIÁRIO DAS TERRAS DO BRASIL –

de Luis Antonio de Assis Brasil

“ A ficção é a história secreta da sociedade”

Julio Cortazar

“ Para essas pessoas, para quem os alimentos nascem em supermercados, a natureza é só um coadjuvante.”

Adolfo Perez Esquivel – Nobel da Paz – Revista Veja P. Amarelas - 25 – 11-2009

“ Sou a favor da reforma ortográfica, só fiquei com um certo remorso por nunca ter usado o trema, aquela mordidinha de vampiro em cima de certos “us” (...) agora é tarde.”

Luis Fernando Veríssimo –

Gazeta do Povo , Domingo 29 – Nov. 2009

“ Primeiro você toma um drink, então o drink toma um drink, depois o drink toma você”

F. Scott Fitzgerald

“ Aquelas interpretações que de tão poderosas, ganharam o estatuto da verdade, e acabaram se incorporando profundamente no modo como nós produzimos a nós próprios.

Jean Marcel Carvalho França - especial para Folha – caderno + Mais , Domingo 29 – Nov.2009

“ Kamiru corta o invólucro sedoso que forma as asas das sementes de carvoeiro”

Trecho de artigo do caderno + Mais da Folha , Domingo 29-Nov. 2009

“ Um dia hei de escrever um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos”

Guimarães Rosa

“ (...) sentimento de morte que floresce no caule da existência mais gloriosa”

Carlos Drummond de Andrade

“ (...) os olhos cerrados, dois frisos úmidos e brilhantes contornando o arco das pálpebras.”

trecho de , Hoje de Madrugada - Raduan Nassar

“(...) toda canção de liberdade do cárcere”

Gorch Fock

Morreu Herbert Richers

“ Para muitos quarentões e cinquentões a frase “ versão brasileira Herbert Richers” remete a infância”

Dia 20 de Nov. aos 86 anos de problemas renais do Rio

Datas - Revista Veja – 25 – Nov, 2009

“ A arte não se faz com técnicas ou recursos estilísticos, a arte se faz com sofrimento. A arte se faz com aprofundamento da experiência e da convivência humana, então o escritor precisa desta experiência profunda que transforma em texto.”

Roberto Gomes - Escritor Brasileiro

“ O homem é formado por uma multidão de egos”

Herman Hesse - Escritor Alemão

Pensa nos teus leitores

Nesses pobres pecadores

E de livros roedores

Seu dragão de chamas falsas

Isso é de rir

Até arrebentar as calças

E fazer pipi nas calças

Oh coração de fé imensa

Veja a tua luta intensa

Com tua tinta de imprensa

Burlado e escarnecido

Vai avante

Com seu rabo bamboleante

Acima, poema de Herman Hesse,

descrito em seu romance O lobo da estepe

“ não seria mais que espumas boiando no mar, ondulação sem sentido nas torrentes dos acontecimentos”

“ fizera alguns buracos na rede do tempo e da realidade ilusória”

“ embora permaneça divino, sob uma forma tão medonha”

Trechos acima de

O LOBO DA ESTEPE – Herman Hesse

“ A lógica é uma iguaria do pensamento, mas é quem prefira comer capim”

“ para funcionar um aforismo deve ser breve, exato e claro, seu recurso preferencial é o paradoxo, que evidencia uma contradição inerente do assunto comentado”

Reinaldo Azevedo – Revista Veja , 2 Dez 2009

Acesse: poesiasegirassois.blogspot.com

by

Davi Cartes Alves
Enviado por Davi Cartes Alves em 12/12/2009
Reeditado em 15/12/2009
Código do texto: T1974486
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.