A compaixão

1 “A compaixão é um sentimento natural que, ao moderar a violência do amor pelo próprio ego em cada indivíduo, contribui para a preservação de toda a espécie. É ela que nos impele a consolar imediatamente aqueles que estão sofrendo sem que tenhamos pensado sobre isso antes" (Jean-Jacques Rousseau).

2 "A compaixão é que nos torna verdadeiramente humanos e impede que nos transformemos em pedra, como os monstros de impiedade das lendas" (Anatole France).

3 "A compaixão não é um sentimento que transforma os outros em seres inferiores" (Dalai Lama).

4 "A compaixão ocupa-nos tão exclusivamente, que nada resta para socorro" (Emanuel Wertheimer).

5 "A compaixão sofre com o sofrimento do outro, enquanto a doçura se recusa a produzi-lo ou aumentá-lo" (André Comte-Sponville).

6 "Da compaixão espera tudo, exceto auxílio" (Emanuel Wertheimer).

7 "Deixa que a compaixão te aclare os olhos e lubrifique os ouvidos, a fim de que possas ver e escutar em louvor do bem" (Chico Xavier).

8 "Melhorar o mundo é melhorar os seres humanos. A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior. Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente fica restrita. Podemos nos tornar mais felizes e, da mesma forma, comunidades, países, um mundo melhor. A medicina já constatou que quem é mais feliz tem menos problemas de saúde. Quando cultivamos a compaixão temos mais saúde" (Dalai Lama).

9 “Na compaixão a razão nos diz que o outro merece que eu sinta a condição existencial humana com ele, no lugar dele, porque é nas águas da mesma condição que, ao nascer, lancei o meu barco ôntico vida afora” (Wilson Correia).

10 "Não há nada tão digno de compaixão quanto um infeliz que já conheceu a felicidade" (Cícero).

11 "Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza" (Albert Einstein).

12 "O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão" (Arthur Schopenhauer).

13 "Quando nos concentramos em esclarecer o que está sendo observado, sentido, é necessário, ao invés de diagnosticar e julgar, descobrimos a profundidade de nossa própria compaixão" (Marshall B. Rosenberg).

14 "Só pela compaixão se pode ser bom" (Joseph Joubert).

15 "Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão" (Friedrich Von Schiller).

16 "Todos os seres vivos buscam a felicidade; direcione sua compaixão para todos" (Mahavamsa).