Misericórdia é privilégio dos fortes

Lições de sobrevivência em um mundo de guerra... acho que aqui, fora do contexto, talvez perca o sentido original. Contudo mostra (espero) o problema das frases-prontas, pode dar margem a interpretações diversas...

--------------------------------------

m1: Lição de sobrevivência: “Misericórdia é privilégio dos fortes”. Como um homem diante de uma formiga. Se a formiga o morder, basta um tapa para matá-la, e não haverá conseqüência perigosa pra ele. Então deixa-a viver. Mas com um escorpião é diferente, se ele te picar podes até matá-lo em seguida, contudo em pouco tempo o acompanharás no outro mundo.

m2: E se em vez de pensar “Eu devo fazer mal a todos que possam me causar mal”, por que não tenta interpretar como “Eu devo me tornar forte, a ponto que ninguém me possa fazer mal”? Digo, se em vez de matar todos os escorpiões que vir, você criar resistência ao seu veneno? Ou um antídoto. Assim, mesmo que um eventualmente te picasse, você não morreria por isso.

Lembre-se: Misericórdia é para os fortes. Isso significa que você tem que ficar forte, daí você poderá escolher ter misericórdia com qualquer um. Se você se esforçar, até mesmo escorpiões podem virar formigas.

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 07/11/2009
Código do texto: T1909594
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.