Dinheiro ou fome dele?

A propósito da avareza...

"Por toda parte parece estar se espalhando algum tipo de droga, uma comichão para a devassidão. As pessoas tornaram-se sujeitas a uma distorção de idéias sem precedentes, uma idolatria em massa do materialismo. Por materialismo, neste caso, refiro-me à idolatria do dinheiro pelas pessoas, à adoração do poder inerente a um saco de ouro. Subitamente parece ter ocorrido às pessoas a noção de que o tal saco contém todo o poder, e que tudo o que lhes foi dito e ensinado até o presente por seus pais é bobagem" (DOSTOIEVSKI, 1984, p. 187).

"Um utiliza pesos falsos, outro põe fogo na casa depois de fazer um bom seguro, um terceiro falsifica moedas, e três quartos da mais alta sociedade se dedicam à fraude lícita, tendo só ações e especulação na cabeça: o que os impele? Não a necessidade, pois seus negócios não vão mal. O que os aflige e impele, dia e noite, é uma terrível impaciência pela lentidão com que seu dinheiro se acumula e um prazer igualmente terrível com o dinheiro acumulado" (NIETZSCHE, 1982, p. 123).

"O impulso para a aquisição, a busca do ganho, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro, não tem nada a ver com o capitalismo. Tal impulso existe e tem existido entre garçons, médicos, artistas, cocheiros, prostitutas, funcionários desonestos, soldados, nobres, cruzados, apostadores e mendigos. Pode-se dizer que ele tem sido comum a todos os tipos de homens, de todas as condições, em todasas épocas e países do planeta, onde quer que a possibilidade objetiva dele exista ou tenha existido. ... A 'auri sacra fames' [santa fome de ouro] é tão antiga quanto a história do homem" (WEBER, 1987, Introdução).

Repito o entendimento de que o avarento ama mais o dinheiro em si (cifrão pelo cifrão) do que as coisas que o dinheiro pode oferecer. É uma fome doentia.

Referências

1 DOSTOIEVISKI, F. M. 'The diary of a writer' (1877). Trad. B. Brasol. New York: CS Sons, 1984.

2 NIETZSCHE, F. 'Daybreak' (1881). Trad. R. J. Hollingdale. Cambridge: Cambridge: University Press, 1982.

3 WEBER, M. 'Introdução'. 'Ética protestante e o espírito do capitalismo'. Trad. M. I. de Q. F. Szmrecsányi & T. J. M. Szmrecsányi. São Paulo: Pioneira, 1987.