Comentei seu texto?

Wilson Correia*

Como tenho lido aqui no Recanto das Letras? As 25 frases que escrevi sob os textos de colegas recantistas, como reação de leitor, mostram um pouco como tenho tentado ler por aqui, a seguir e em ordem alfabética.

1 “A primeira impressão nunca foi, nem nunca será, aquela que realmente fica.”

2 “Ah a saudade... ainda bem que só a língua portuguesa tem essa palavra... para inveja de todo o resto do mundo.”

3 “Algemas feitas de afeto realmente libertam; de metal, só de mentirinha rsrsrs.”

4 “Caminhos são construções nossas. E entre os muitos caminhos que criamos, aquele que tem coração é o que nos tem.”

5 “Deprime-se aquele ou aquela em cujo coração cabem todos os mundos, todos os sentimentos. Apenas quem perdeu a humanidade, a alma, esse não entra em depressão. Ela se aprofunda mesmo, mas de lá, de nosso núcleo vital, ela extrai a vida refeita, tal como o ouro sai precioso do cadinho. Acho que pode acontecer (a depressão) para nos abrir caminhos...”

6 “Dia Novo Novo Dia e o sol nos dando alegria...”

7 “E é um medo inútil: por quantas mortes não temos que passar ao longo de nossas vidas? São tantas!!!”

8 “E o poeta estava certo: ‘Viver é derrubar paredes’ (Taiguara).”

9 “É... a amizade é o mais puro dos afetos, penso eu. Qualificada pelo olhar, é sinal de que tem alma nessa história.”

10 “É... o outros animais não racionais são guiados pelo instinto; nós, pela consciência. Temos o poder de pensar, julgar, avaliar, escolher e decidir.”

11 “Herói é o tipo do corajoso que tem a pretensão de ser eterno...”

12 “Humildade é não querer definir humildade.”

13 “No amor a gente se perde para se encontrar...”

14 “O amor universal que se multiplica de múltiplas maneiras, todas para nos mostrar a única via...”

15 “O encontro é o maior tesouro porque é nele que os seres saem de si para o outro, deixando que o outro também faça o mesmo, formando um NÓS de um EU e de um TU.”

16 “Por que não? Talento é aprendido e exercitado e conquistado...”

17 “Porta por onde saí / Indica-me o ficar / Olá!!!”

18 “Pulinhos de manhã / Águas para trás / Vida para frente...”

19 “Se há amor, é merecido viver.”

20 “Sim... o respeito reside na multiplicidade dos diferentes e no livre direito que as diferenças tem de serem o que são.”

21 “Somos nós, homens e mulheres, fazendo a história, não como gostaríamos, mas como estamos dando conta. Também já ando dizendo que o que é humano não me assusta.”

22 “Somos uma multidão... e haja energia onírica para cada um de ‘noses’.”

23 “Sonho foi feito para ser mexido, como o doce, até ficar no ponto - de ser comido como realização....”

24 “Vale a pena querer o que vale a pena viver.”

25 “Vampirismos assim nos exaurem... É importante estabelecer limites: o meu, meu; o teu, teu. Liberdade, responsabilidade e reciprocidade!”

Inconcluindo...

Interessante esse exercício de voltar a ler o que eu mesmo escrevi: me estranho, me distancio e não me reconheço. Outras vezes, me acolho e me perdoo. Esse é o meu processo de autoeducação.

_________

*Wilson Correia é filósofo, psicopedagogo e doutor em Educação pela Unicamp e Adjunto em Filosofia da Educação na Universidade Federal do Tocantins. É autor de ‘TCC não é um bicho-de-sete-cabeças’. Rio de Janeiro: Ciência Moderna: 2009. Endereço eletrônico: wilfc2002@yahoo.com.br