PENSAR BEM DE TODOS,
é atrair o bem para si,
FALAR BEM DE TODOS,
é alimentar a alma de bem,
QUERER BEM A TODOS
é por em prática o amor
COM CARINHO
ANGELICA GOUVEA
Pensar bem de todos, falar bem de todos e querer bem a todos
Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Mateus 18,21-22.
Monsenhor Jonas Abib nos ensina esta frase de Dom Bosco: “É preciso pensar bem de todos, falar bem de todos e querer bem a todos”. E como viver isso? Como falar bem de alguém de que eu não penso bem? Como agir dessa maneira quando alguém me machuca?
Se não aprendemos a pensar bem das pessoas será muito difícil conseguir não falar mal delas. O segredo para pensar bem, falar bem e querer bem é a Palavra de Deus, que vai nos ajudar a dar o primeiro passo para perdoar.
O Senhor quer nos ensinar a pensar bem das pessoas. Todas as vezes em que passamos por momentos difíceis é preciso fazer esta pergunta utilizando esta palavra: “Será?” É uma pergunta aberta: “Será que quem me feriu dormiu bem?” “Será que ele estava preocupado ou com muitas dívidas?” E “Será que ele brigou com alguém antes de me encontrar?” Quando fazemos essas perguntas diante das pessoas e das situações que nos são difíceis, aos poucos vamos começando a pensar bem de todos.
É preciso querer perdoar, é preciso querer dar esse presente para Deus. Perdoar é atitude de quem quer ser livre, é atitude de quem ama. Quem disse que não podemos perdoar mesmo quando ainda nos dói? Perdoar, mesmo com dor, é muito mais perdão, é fazê-lo por amor a Deus. Dessa forma, tiramos a pedra de condenação de cima de nós e da outra pessoa.
Outras perguntas necessárias são: “E se fosse eu?” E “O que Jesus faria no meu lugar?” Com certeza, fazendo esses questionamentos conseguiremos dar passos concretos para pensar bem de todos, falar bem de todos e querer bem de todos!
Padre Sóstenes Vieira
Comunidade Canção Nova