LITERATURA fragmentos d'ouro 10

“ O sol ergueu-se mais, ondas azuis e ondas verdes derramaram uma rápido leque sobre a praia, depositando poças rasas de luz aqui e ali na areia (...) ”

Trecho de As Ondas – Virginia Woolf ; Escritora Inglesa

“ Até nas flores se nota a sorte, umas enfeitam a vida, outras enfeitam a morte”

“ Um dia nossas lápides não serão mais visitadas... (...) Ali , Branquinha ( a galinha) ciscava com a certeza de que nunca iria para panela. Todas, menos ela. Nunca tivemos animal de estimação. Tivemos animais de sobrevivência... O grito de um porco a debater-se antes da morte não se esquece nunca. Nossa mãe nos guiava com seus passos analfabetos naquele novelo de ruas... lembrei de Branquinha e da cor indefinível em que se transformara na tarde ensolarada.”

Trechos de Três Galinhas – Rogério Pereira ( Rascunho Maio 2009 )

“ (...) um gato caminha a passos lentos pela beira do muro

pensando que talvez os pardais tenham esquecido de voar

do poema Animal Mal de Dinu Flamândi – poeta Romeno ( Rascunho Maio 2009)

“ A reputação é uma frívola e falsíssima fantasmagoria; muitas vezes se adquire sem mérito e se perde sem culpa”

Iago, segundo ato, cena 3 - Otelo, Shakespeare

“ Quem pensa com profundidade,

ama o que tem mais vida.”

Poeta Alemão

“ Viver é uma necessidade,

Saber viver é uma arte ”

Ouvi de um amigo

“ O homem que trabalha por um salário é tão homem de negócios quanto seu empregador, e o advogado em uma cidadezinha do interior é tão homem de negócios quanto um conselheiro de uma grande empresa em uma metrópole (...) Os mineiros que descem 300 metros ás profundezas da terra, ou galgam encostas de 600 metros, trazendo de seus esconderijos os metais preciosos que serão despejados nos canais do comércio, são tão homens de negócios quanto os ( ...) magnatas, que, de suas salas escondidas, manipulam o dinheiro do mundo”.

William Jennings Bryan - trecho do Artigo do historiador Simon Schama , para o caderno + Mais da Folha de São Paulo de 14 Junho 2009

“ O mesmo pode ser dito sobre todos os protagonistas destes contos: precariamente equilibrados diante do precipício da velhice (...) enfrentando diariamente o crescente isolamento que surge com as forças centrífugas do tempo que afasta famílias e deixa fora de alcance um grupo de amigos já cada vez maior. ( ...) Ao fazê-lo , Updike mapeou uma fatia estreita, mas fértil, da vida norte-americana, o seu “ quinhão de planeta”, instantaneamente reconhecível”.

Trecho da resenha de Michiko Kakutani , sobre o livro “ As Lágrimas de Meu Pai” de John Updike, que morreu em Janeiro de 2009 , para o caderno + Mais da Folha de São Paulo de 14 Junho 2009

“ Beckett amou Proust sobre todos os escritores; tantas diferenças parecem separa-los, mas eles se unem no modo de abrir o tempo, como cozinheiros abrindo massa de pastel . ( ...) Beckett sobre Proust :

“ Ontem não é uma etapa que teríamos ultrapassado, é uma pedra de velhos caminhos repisados pelos anos; faz parte irremediavelmente de nós, que a carregamos conosco, pesada e ameaçadoramente.”

Trecho do artigo de Jorge Coli , sobre a peça “Ato sem palavras l ” para o caderno

+ Mais da Folha de São Paulo de 14 Junho 2009

Meu Blog: poesiasegirassois.blogspot.com

Davi Cartes Alves
Enviado por Davi Cartes Alves em 24/06/2009
Reeditado em 24/06/2009
Código do texto: T1665903
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.