FRASES SOB PRISMAS DIFERENTES

CONCLUSÕES PRECIPITADAS

Certo filósofo, sentado sob frondosa árvore, à beira do caminho, com a visão perdida no vazio viu um frango cruzando a estrada. Pensou: Porque o frango cruzou a estrada? Percebeu que a indagação exigia que se ouvissem pessoas a respeito. Saiu pelo mundo, verificaram-se muitos escritos e formularam-se muitas perguntas. As respostas variaram, conforme a ótica de cada interlocutor.

Professor primário - porque queria chegar do outro lado da estrada.

Criança - para sair do lugar onde estava.

Platão - a travessia foi revelação da idéia, da aparência que se tornou realidade.

Aristóteles – é da natureza, da essência do frango cruzar a estrada.

Nelson Rodrigues - porque viu sua cunhada, uma galinha sedutora, do outro lado, dirigindo os pintinhos.

Lula - porque busca reunir-se com os companheiros na luta dos excluídos, sem galinheiro.

Boris Casoy - porque percebeu que não atravessar seria uma vergonha.

Chacrinha - porque é normal, uma vez que nada se cria tudo se copia.

Padre Marcelo - Para participar da cantoria das galinhas.

Juiz de direito - porque o sistema normativo confere-lhe um direito subjetivo de ir e vir, reparável por "habeas corpus", se for impedido.

Advogado - Na verdade o frango não atravessou a estrada, mas esta se antepôs à trajetória do caminho, sem qualquer culpa do galináceo, digno representante de sua espécie.

Engenheiro - para traçar dois ângulos em uma reta.

Gay - porque eu o chamei, do outro lado, para algo mais.

Marx - porque, no atual estágio das lutas de classes, exigia-se um sacrifício idealista, visto que ao cruzar a estrada estabeleceria o necessário confronto com as forças reacionárias que, na produção do milho, exploram a fome galinácea.

Martin Luther King - porque teve um sonho e viu um mundo no qual todos os frangos seriam iguais.

Maguila - porque queria levar uma porrada.

Hebe Camargo - porque era uma gracinha.

Maquiavel - que importa o porquê? Estabelecido o fim da travessia, irrelevante discutirem-se circunstâncias outras que não relacionada ao poder.

Freud - porque, no inconsciente, permanece latente a impressão de que a travessia o libertaria do amor materno, de implicação sexual.

Darwin - Ao longo de grandes períodos de tempo, os frangos são selecionados naturalmente e, na evolução da espécie, percebem que podem cruzar a estrada, no momento em que não se aproxima veículo algum. Mas, na classificação há exceções.

Einstein - Depende do ângulo que se examine a questão: em relação às bordas ele cruzou, mas, em relação à estrada, ele sofreu o cruzamento. Tudo é relativo.

Fernando Henrique Cardoso - porque atravessou não importa, isso não vem ao caso; o importante é que, com o sucesso do plano real, o povo está comendo mais frango.

Sartre - Trata-se de mera faticidade. A existência do frango está em sua liberdade de cruzar a estrada.

Astrólogo - Porque, natural de gêmeos, o dia era propício para encontrar sua cara metade.

Pinochet - El se fué, pero tengo em mi mano muchos penachos de el.

Antonio Carlos Magalhães - estava tentando fugir, mas já tenho um dossiê pronto, comprovando que aquele frango pertence a Jorge Amado. Quem o pegar vai ter que se ver comigo.

Brizola - Para protestar contra as perdas internacionais, promovidas por esse governo neoliberal e entreguista. Foi formar a corrente contra a permanência de FHC no poder. Fora, pela renúncia imediata de FHC.

Maluf - Não sei nada sobre frangos, mas se algo existe a respeito perguntem ao Pitta, a quem confiei o galinheiro.

Sócrates - Eu sei que não sei a razão, portanto já sei algo.

Parmênides - Não existe movimento, logo o frango não atravessou a estrada.

Caetano Veloso - o frango é amaro, é lindo, uma coisa assim amara. Ele atravessou, atravessa e atravessará a estrada porque Narciso, filho de anô, quisera comê-lo...ou não!

Carla Perez - porque queria se juntar a outros mamíferos.

Sogra - Provavelmente deixou a coitada da franga em casa e foi galinhar fora do lar.

Covas - Se o frango atravessou eu não tenho nada com isso, no meu governo na há atravessadores, porque tudo é controlado por mim.

Marta Suplicy - porque é adolescente e sente o desejo da atração, mesmo que seja atração homosexual ele é livre para agir e fazer o que quiser.

Policial - boa coisa ele não pretendia. Se não estivesse escondendo algo teria atravessado no semáforo.

Padre Lancelotti - porque, provavelmente, rejeitado pela sociedade foi jogado às ruas, tudo por culpa nossa.

Nicolau Lalau - Infelizmente não foi localizado pelo filósofo, para que a pergunta pudesse ser formulada.

Sarney - A travessia não é de meu conhecimento e se há crise esta crise não é minha. A crise é da estrada. Não é porque meus familiares a trilharam eu seja culpado de alguma coisa.

O filósofo que formulou a pergunta - é incrível que ninguém, exceto a criança, tenha percebido que o frango atravessou a estrada para se afastar de mim, no momento em que, cansado, sentei-me sob a frondosa árvore.

aclibes
Enviado por aclibes em 22/06/2009
Reeditado em 25/06/2009
Código do texto: T1661994
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.