Livros

Luiz Gold:

Não adianta apenas estado, prefeituras e outras prefeituras encherem as bibliotecas de livros, porque uma biblioteca não é só isso. É preciso fazer com que leiam os livros. O próprio bibliotecário tem que ter paixão pela leitura. É necessário uma popularização da leitura. Para isso pode-se recorrer a parcerias entre escolas e toda a sociedade. Quem pega o prazer da leitura fica viciado, não larga mais.

José Mindlin: parafraseando Monteiro Lobato " Um país se faz com homens e livros". O livro nos dá uma visão mais ampla do que é o mundo. Faz com que a gente entre nos sonhos que é o elemento fundamental do nosso desenvolvimento humno e intelectual e nos mostra quão alegre pode ser a vida. " Sonho com um país de leitores, a maior parte da população não lê. O livro é um grande instrumento de inclusão social, pode ser levado para qualquer lugar, único amigo que não cria caso, não reclama, dá prazer e com ele nunca nos sentimos só. Quem não lê não sabe o prazer que está perdendo. Precisamos inocular o vírus do amor à leitura e ao livro. Cada educador tem a tarefa de inocular esse vírus porque assim melhoraremos esse país.

O livro faz com que o sonho se torne realidade, leia e leve o livro para mais gente. Aprenda de forma viva a riqueza da língua no Brasil.

Antônio Carlos Satini

O livro é fonte de eterna juventude, nos enche de energia. O Brasil tem dificuldades na área de museus da língua portuguesa, mas a população está preparada para boas iniciativas.

Usar a nossa língua é ação extremamente importante.

Maria do Carmo Grande de Carvalho:

Leitura é a ação mais estratégica quando se fala em fracasso escolar, quando se fala de pessoa sem escolaridade. Por ela começa a sonhar. Com o projeto Celebrando a leitura para o CENPEC, o programa trabalha em 138 municípios com escolas, espaços onde a leitura é bem vinda (hospital, presídios). "Saimos da escola e levamos leituras para vários ambientes onde as pessoas estão. Tem que ser feito de maneira longa. São 12 encontros com mediadores que se sintam competentes para encantar e seduzir em ler. Não é só livro, é música, é melodia."

JORGE MIGUEL MARINHO:

A literatura é a matéria mais reveladora e humanizadora da vida. O projeto Celebrando a Leitura socializa o livro.

A literatura ainda é vista como ficção desvinculada da realidade e com o projeto o livro é realidade, investir no mundo. O projeto é sistemático, sério, não abre mão da questão teórica e elege o caráter lúdico da literatura com valorização no ato de ler.

Clarisse Lispector:

"Vontade de ler o que ainda não foi escrito."

" A vida é um só pulsar em todo o Universo." Sentia-se plena e ligada a todas as coisas do mundo. Talvez se sentisse assim porque casou-se com um diplomata e viajava muito pelo mundo, não tinha tempo de estabelecer raízes, mas talvez isso lhe desse o sentimento de que em todos os lugares as pessoas têm mais ou menos os mesmos sentimentos, afinal, somos todos humanos.

Uma exposição sobre a escritora em 2007 mostrou seriedade, mistério, luz difusa, sombria, como não está totalmente claro o que a escritora passava. Cenas mostram pessoas lendo o romance da escritora que foram filmadas no Parque da luz em São Paulo. A exposição trouxe mais de duas mil gavetas com documentos originais de Clarice.

A escritora pediu que só fosse veiculada depois que morresse. Dizia que quando não escrevia se sentia morta, se sentia viva quando escrevia. Não se considerava profissional porque escrevia por prazer.

Jorge Luis Borges:

Sempre imagino o paraíso como uma imensa biblioteca.