A GRAÇA
pode  estar na maneira como enfrenta  a dor e
PRESENTE no sentido que voce se coloca
NO SOFRIMENTO que venha a te alcançar.


COM CARINHO
ANGELICA GOUVEA






    Acampamento da Semana Santa
diminui.gif aumenta.gif

A graça presente no sofrimento

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida
Nesse dia de hoje proclamamos, confessamos como Jesus Cristo nosso Senhor, proclamamos que graças aos seus ferimentos, somos curados de nossas doenças.

E você já deve ter se perguntado: “E quem não fica curado? E aqueles muitos que apesar de nossa fé, intensas orações, e apesar de tudo não fica curado, de quem é a culpa? Se proclamamos que Deus é todo poderoso, porque algumas não ficam curados?” Alguns dizem que essas pessoas tem pouca fé, isso é crueldade, pois não sabemos o que se passa na pessoa, é muita presunção; outros dizem a falta de fé, não é de quem está recebendo é de quem esta rezando; outros dizem que Jesus quer curar a todos, que a doença é consequência do pecado, mas e os santos que tiveram enfermidade? Quem tem coragem de dizer que Padre Pio, Santa Terezinha, que os santos não tem fé, olhando para uma pessoa recente, e o padre Léo, faltou fé para ele?

A vitória desses santos, não foi a cura física, mas sim Jesus venceu em suas vidas apesar dos males físicos. Deus vence em nossa vida, não só nos males físicos, mas também nos males psíquicos o Senhor está com você. A fé e a ação do Espírito Santo podem se manisfestar na minha vida, me curando também por um outro caminho, dando-me a capacidade de viver bem com a enfermidade que não me deixa. Deus pode te dar a graça de viver com a doença sem ser esmagado por ela. O destino dessas doenças é o mesmo destino do opressor.

Deus poderia num estalo de dedos acabar com Satanás? Poderia sim e não, poderia por Ele ser todo poderoso, e não poderia pois Deus não volta atrás nos seus dons. Deus nunca se arrependeu de te criar mesmo quando você estava vivendo o maior de seus pecados, Deus não arrepende de ter criado Satanás pois quando Ele o criou era um anjo, ele que se desviou depois, Deus nunca volta atrás nos seus feitos.

“Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Um espinho na carne para me esbofetear” (II Cor 12,7). São Paulo está dizendo para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, para que eu não perdesse o céu, foi me dado o espinho na carne. Ninguém sabe qual era esse espinho na carne de São Paulo, por isso quando lemos essa passagem do espinho na carne já pensamos logo no nosso. Todos temos esse espinho, para uns é a dificuldade de entender as coisas, para outros é o casamento, para outros é a arrogância, outros o temperamento, a brutalidade, e essas pessoas lutam, tentam mudar, mas não conseguem pois esse é o seu espinho na carne, para muitos é o adultério, outros é a tendência ao homossexualismo.

O demônio joga na nossa cara, todos os dias os nossos pecados, primeiro ele fica nos tentando para que não percamos a oportunidade, “ninguém tá vendo, vai faz”, e quando você faz, logo você começa a ser esbofeteado por aquele que nos tenta, “você é um fraco, você não merece o Deus que tem, você caiu de novo, gastou o tempo do padre”.
'Deus pode usar dos seus sofrimentos para te libertar'
Foto: Wesley Almeida
O poder do Espírito Santo diante das enfermidades se manisfesta mais perfeitamente quando nos dá forças para superar com Cristo nosso mal. A graça de suportar as enfermidades é mais importante de que receber a cura. Todos que receberam um cura física, essa cura vai passar e saúde que você recuperou vai passar, mas a força que você recebeu para suportar a enfermidade não vai passar. Olhando para Jesus Cristo homem das dores, devemos sim pedir a cura, mas se por acaso o Espírito Santo não nos curar do jeito que queremos, não precisamos concluir que Deus não nos ama, hoje estamos aprendendo que Deus quer nos dar muito mais que uma cura, Ele quer nos dar a vitória da graça de suportar nossos sofrimentos, como Jesus, Homem experimentado na dor e no sofrimento.

Uma vez que Jesus sofreu na carne, você que sofre na carne rompe com o pecado, essa é uma das grandes graças de Deus, quem sofre rompe com o pecado. Esse sofrimento vai de ajudar ir para céu. Você já experimentou que através de alguma doença, você conseguiu se libertar de algum pecado, de algum vício? O sofrimento tem o poder de destruir o pecado, quem não sofre, não tem a força de se livrar de um adultério.

O sofrimento em cristo é graça, só que essa graça não é para qualquer pessoa é para o cristão, sem Cristo não conseguimos ver o sofrimento dessa forma. Este sofrimento que você já está vivendo, este sofrimento que já existe, Deus pode se valer dele para te libertar, esse sofrimento que você esta vivendo um dia você se alegrará com ele, pois será através dele que Deus vai te libertar. Quem nunca sofreu jamais vai experimentar a graça de ser salvo por Jesus. Só quem reconhece o próprio sofrimento pode experimentar. O sofrimento que você vive na sua carne o liga a paixão de Jesus Cristo.

Quando o sofrimento se abate a mim, eu peço que esse sofrimento seja para salvar o povo de Deus, a minha família, pois nenhum sofrimento vem desacompanhado de muitas graças, isso não é poesia não. Eu não desperdiço os meus sofrimentos, especialmente os sofrimentos injustos que me une a paixão de Jesus Cristo.

A maior parte do sofrimento é fruto de nossas escolhas, dos nossos erros, de vez em quando um sofrimento que você não merecia bate a sua porta, então não desperdice esse sofrimento, pois ele o une a quem não merecia sofrimento nenhum, Jesus Cristo, o sofrimento que você aceita, ele se torna seu e pode ser oferecido a Deus por quem você quiser, imagine pelo seu sofrimento a salvação chegando a sua casa, a raiva do inimigo que pensou que com o sofrimento você iria praguejar e você oferece a Deus. O sofrimento nos leva a um certo nível, uma certa profundidade, que jamais oração alguma conseguirá chegar. Não desperdice seu sofrimentos!

Por causa dos nosso pecados, nos tornamos pessoas entrevadas afetivamente, somos ruins para amar. Quem a gente ama, a gente ama, mas quem a gente não ama, como é difícil amar essas pessoas.

Por causa de nossos pecados, não crescemos se não tivermos o sofrimento, a pessoa que passou pela vida sem sofrimento, não tem sabedoria, e é difícil da gente conviver com ela, não conseguimos viver perto de pessoas mimadas, de bebezões, de pessoas que tem tudo na mão. Pois se a pessoa não sofre, ela não cresce, enquanto não tem dificuldade, a pessoa não deslancha na vida... Os sofrimento nos modifica, nos faz crescer.

A melhor notícia a respeito do sofrimento é esta, ele vai acabar, ele vai passar, os dias dos sofrimentos estão com dias contados, mas o homem experimentado na dor, homem das dores não vai passar. O Senhor vai enxugar todas as lágrimas dos seus olhos, as lágrimas não mais existirão.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

--------------------------------------------------------------

Márcio Mendes
marciomendes@cancaonova.com
Missionário da Comunidade Canção Nova, estudante de teologia, autor dos livros "Quando só Deus é a resposta" e "Vencendo aflições, alcançando milagres".
ANGELICA GOUVEA
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 12/04/2009
Código do texto: T1535886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.