DEPRESSÃO auto estima para baixo
ONDE não temos forças para lutar
ESTÁ em nosso interior.
DEUS NISSO se faz presente
no carinho que se recebe do irmão.





   Depressão, onde está Deus nisso?




A depressão é o terceiro fator das doenças cardiovasculares.

Nosso inconsciente se forma desde que começa nossa vida no útero materno, então a criança começa sentir tudo que a mãe vive. Se o pai briga com a mãe a criança sente as emoções e se julga culpada do que está acontecendo com a mãe. Daí já nasce as causas da depressão.

No momento da noite escura a gente sempre pergunta: Onde está Deus? São João da Cruz passou por isso, Santa Terezinha, e também padre Jonas passou por essa noite escura e testemunhou.

Eu também passei por essa noite escura quando estava na sala de cirurgia com padre Léo.

Eu perguntei pra Deus: Onde está o Senhor? Eu fiquei muito triste com a morte do padre Léo, mas não fiquei ruminando esta morte. Depressão é quando a pessoa passa ruminar a morte de alguém que amava e fica sem querer comer e se isola no quarto.

Segundo a estatística 15 a 20% das mulheres são acometidas por depressão. Olha a gravidade disso, pois 2/3 não fazem tratamento certinho. E a grande maioria das pessoas que tem depressão e não se tratam tentam a morte.

O homem prudente não despreza medicamentos, pois o tratamento é importante. Tudo que é alternativo não vale. Inclusive para nós cristãos não podemos usar medicina alternativa, que no ponto de vista medico é errado e cristão também.

A depressão pode ser por dois tipos:
Um causado dentro de nós. Não é chilique. É uma doença que deve ser tratada com remédio de psicólogo e psiquiatra. Pessoas que deram derrame, câncer, problemas no coração, pós cirurgia cardíaca... A pessoa entra num quadro de depressão e diz que vai se matar. E não é brincadeira, se não cuidar, ela se mata mesmo. E você homem, que vê sua mulher deprimida e acha que é chilique, não é.


E outra causa é a perda. Perdemos amigos, parentes, posição social, dinheiro... A única coisa que não perdemos é o poder de dizer sim a Deus. Mas depois de uma perda de poder financeiro a pessoas começam a não mais querer viver.


Umas das causas que mais leva a depressão é a causa espiritual. A ausência de Deus.

Quem não tem Jesus como sentindo para sua vida, entra em depressão. Eu nunca vou esquecer na minha vida a experiência que tive com padre Léo. Desde o início da sua doença até sua morte eu fiquei ao lado dele. Padre Léo passou depressão por causa da dor, mas eu nunca o vi reclamar. Ele sempre dizia que estava vivo para realizar a missão de evangelizar. A pessoa que tem Deus passa por sofrimento e não reclama. São João da Cruz louvada a Deus na noite escura, porque é na noite escura que ele via a mão do Senhor. É isso que tem que ser feito.

20% da população mundial já teve ou vai ter um quadro de depressão, porque o povo já não tem um sentido de vida. Os jovens ficam numa fragilidade de vida, que é preenchida por drogas, prostituição e depressão. A cura é se abrirem para serem preenchidos por Deus.

Depressão se trata com tratamento médico, medicamentos e com amor.

A pessoa que tem depressão não tem forças para sair da cama, e quando a forçamos para sair é pior. O que a pessoa precisa é de amor. Às vezes as pessoas pagam pra outros fazer aquilo que deveriam fazer, e passam uma vez por mês para ver o pai ou a mãe no hospital de idosos.

Um dos sintomas da depressão é sofrimento moral, que mexe com auto-estima baixa. Tudo que a pessoa faz ela não acha certo. É extremamente perfeccionista. Tem um complexo de inferioridade muito grande, se sente incompetente e a pessoa mais feia do mundo. E isso leva ao suicídio.

Outro sintoma é a inibição global, a pessoa demora para fazer tudo. Tudo fica mais difícil e pesaroso, não tem capacidade de concentração. Isso acontece com criança que tem dificuldade de concentrar na escola. Depressão é hereditária. Não é chilique.


A depressão causa ansiedade. É o medo do futuro. As pessoas deprimidas têm melancolia, a tristeza no final do dia, a noite cai ele começa a ficar triste, porque dorme e acorda às 2h da manhã e vem na cabeça só sentimento de culpa. E o nosso inconsciente é burro, quando você se lembra de algo que se passou há vários anos atrás, você volta a sentir o que sentiu quando fez.

Para ansiedade eu dou remédio, faço tratamento, mas se a pessoa tem sentimento de culpa, não tem medicação que serve, pois só Deus pelo perdão pode libertar essa pessoa. Quem segura os nossos problemas é Deus.



Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Renan Félix
Áudios: Tatiane Bastos

Adquira esta pregação pelo telefone
(12) 3186 2600



--------------------------------------------------------------

Dr. Roque Savioli
Cardiologista e escritor de vários livros pela Editora Canção Nova.
ANGELICA GOUVEA
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 14/03/2009
Código do texto: T1486891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.