O povo brasileiro é 100% crioulo

Racismo na controversa UnB

http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=10188

EDVALDO TAVARES, 19/07/2007 - 19:53:03

O POVO BRASILEIRO É 100% CRIOULO - EXCEÇÕES: ESTRANGEIROS QUE MIGRARAM PARA CÁ.

Tomemos como referência o que diz o Dicionário Houaiss da língua portuguesa sobre "crioulo": "que ou quem, embora descedente de europeus, nasceu nos países hispano-americanos e em outros originários de colonização européia; que ou quem é nascido no BRASIL (diz-se de qualquer negro); que ou o que nasceu, ou foi produzido, nos países colonizados, por oposição ao que é importado de países especialmente europeus (diz-se de animal, vegetal ou objeto)". Vejamos também outro papa do nosso idioma, o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa do professor Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, se manifestando sobre o "crioulo": "Primitivamente, o negro nascido na América; hoje, qualquer homem negro; (Bras., Rio Grande do Sul) o natural (de qualquer ponto do Estado): Fulano é crioulo de Pelotas; adjetivo pertencente ou relativo aos nativos de uma região; diz-se de pessoa negra; diz-se da pessoa de raça branca nascida nas colônias européias de além-mar, particularmente da América; aplicam-se ao dialeto que essas pessoas falam; qualificativo do dialeto português falado em Cabo Verde e outras possessões portuguesas da África".

Quando estive na localidade de Saint Georges (cidade fronteiriça com o BRASIL) e em Caiena (capital), Guiana Francesa, reparei que os guianenses se referiam ao idioma por eles falado como "língua crioula", uma espécie de francês misturado a um dialeto local denominado patuá. Até o presente momento, diante das pesquisas empreendidas, não encontrei qualquer referência com conotações ofensivas sobre a denominação "crioulo". Então, como resultado do presente relato, podemos falar com muito orgulho que no "BRASIL TODO MUNDO É CRIOULO". Desculpem-me os estrangeiros aqui residentes de não poder chamá-los orgulhosamente de crioulos.

"BRASIL ACIMA DE TUDO".

EDVALDO TAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

***

Comentário

Félix Maier

Como Edvaldo Tavares muito bem provou, com a ajuda dos dois maiores dicionaristas do Brasil, todos nós, brasileiros, brancos, índios, negros e mestiços, todos nós somos crioulos. Só não é crioulo no Brasil quem veio de outro país e aqui se instalou para viver. Até eu - quem diria! - "branquelo azedo", "ruço", "pindirriga", como muitos branquelos e "homens de cor" no Rio de Janeiro já me apelidaram, até eu sou crioulo. Por isso, não sei por que toda essa celeuma a respeito de quem chama alguém de crioulo, já que todos nós, no Brasil, somos crioulos!