Ser Professor...

É passar para outras pessoas o que você aprendeu, depois de muitos anos de estudos contínuos.

É exercer a profissão como se ela fosse um sacerdócio e ensinar, como se fosse um padre, sem pretensão de ganhar dinheiro.

É se esforçar ao máximo para complementar a educação dos filhos dos outros, contribuindo e muito para a melhoria da sociedade.

É saber ouvir o sim e o não, e decidir rapidamente pela atitude mais correta.

É ouvir coisas boas e ruins quase que ao mesmo tempo, e não ficar chateado com isso.

É realmente ser pai, mãe, psicólogo, psiquiatra e mestre ao mesmo tempo.

É ser paciente, tolerante, amigo e compreensivo.

É acatar todo tipo de desaforo, incompreensão e desabafo de pessoas intolerantes, e saber conviver com um mísero salário no final do mês, para pagar as despesas da família, sem ao menos ter tempo para os próprios filhos.

É lutar pelo aumento do salário que recebe, quando a política governamental dita normas com objetivo de reduzi-lo, e os superiores parecem ignorar que precisaram do professor para atingirem o patamar em que estão.

É trabalhar, preparar a aula, se esforçar ao máximo para apresentar a aula que você mesmo preparou, ouvindo choros e rangidos da criançada, às vezes com fome ou dor de dente.

É ser uma pessoa que está sempre pronto para responder dúvidas, esclarecer a realidade do mundo, falar sobre o futuro e o passado, e sempre estar passando seus conhecimentos, e também aprendendo coisas novas, como um aluno sempre atento.

É ser um eterno e incansável aluno, sempre com objetivo de aprender, mais e mais, não para mostrar às pessoas que sabe, mas sim para aumentar sua auto-estima e também promover sua auto-realização.

É ser paciente com os alunos, persistente, tolerante, estimulador, perguntador, esclarecedor, por mais que esteja com desânimo, devido a problemas que tenha para resolver.

É mostrar para o aluno que a potencialidade dele é muito maior do que ele pensa que seja, ainda que descubra que ele não possua nenhuma.

É entender que a inteligência é como um esmeril: quando mais passa a burrice sobre ela, mais a burrice se desgasta e acaba.

É saber que é válida a frase: “Para se ter sucesso é preciso um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”.

É pedir a Deus, em oração, para que os que decidem pelo seu salário pensem nele na hora de determinar o percentual de aumento anual.

É tudo isso e muito mais.