“Para alcançar a sabedoria é preciso desprendimento. Embora pareça inalcançável, ela se encontra acessível diante de nós. Mas exige sacrifícios para ouvir o coração quando a razão parece ter sempre razão.” Estas foram as palavras concentradas por feromônios da Formiga Sábia, que reconfortaram o mar de indagações construídas por Dona Formiga Operária para uma tomada de decisão.

         Estava à deriva... Depois de tanto carregar as folhinhas verde-esperança com outras formiguinhas por longos dias, viu-se num cansaço descomunal. Porém, recebera da Formiga Rainha a melhor proposta do ano – não era lambuzar-se no doce de uma criança; também não era sentar-se à mesa farta com a classe social privilegiada; era apenas carregar um peso até cem vezes menor que o próprio peso. 

       "Oh, finalmente, agora dedicarei mais tempo para minhas formiguinhas, poderei cuidar mais da minha saúde, do nosso ninho e repousar por algumas horas".

       A felicidade, no entanto, não teve durabilidade. Descobriu que para diminuir-lhe o fardo, sacrificariam o bem-estar de uma amiga da mesma casta operária, o que não lhe pareceu formiga-humano. De fato, era-lhe a solução de muitos problemas. Embora suas dificuldades fossem imperceptíveis para outras, Dona Formiga mantinha latente em sua natureza minúscula a abnegação e o desejo de ver o equilíbrio socioemocional alheio. 

      “Devo aceitar? Traria prejuízos à colônia? A amiga operária não continuaria a viver? E não nascemos para ajudarmos uns aos outros? Que mal há em reduzir o trabalho de quem já não aguenta carga excessiva, mesmo que para isso..."? Demasiados pensamentos para um só par de antenas tatear...

       À medida que surgia uma resposta, esvaía-se numa gota de lágrima até inundar-se no próprio “barquinho”. Longe da terra firme, buscava um sinal de sabedoria para tomar a decisão. Logo avistou outra formiga que navegava sobre uma folha estável para prestar-lhe socorro, dizendo-lhe aquelas sábias palavras, afastando-a da lógica de optar pelos próprios interesses, em detrimento da linguagem do amor. 

        Depois de ouvir a Formiga Sábia, as antenas de Dona Formiga emitiram o sinal de desprendimento dos planos passados e, resignada, libertou-se de seus maiores desejos em prol da felicidade da outra, entendendo que formigas choram, mas sacrificam-se, adaptam-se e sorriem com as novas folhas que hão de carregar.

Moral: O alcance da sabedoria exige desprendimento de interesses egoísticos.