A ambição de um Perú

Uma vez, há bastante tempo, eu li uma fábula colada no escritório de uma obra de construção civil.

Uma história bem interessante, num ambiente que não é de muita leitura, por isso chamou ainda mais a atenção. Não sei quem é o autor, e peço licença pra contar à minha maneira.

A história era mais ou menos assim:

Havia um peru, que sempre ficava observando os urubus pousados na ponta das árvores. E o peru tinha vontade de chegar ao topo da árvore, mas não sabia como.

Então ele resolveu perguntar ao urubu, como faria pra chegar lá, então o urubu disse que ele nunca ia conseguir.

Desanimado o peru, parado em baixo da árvore disse que seu maior sonho era chegar ao topo da árvore e ver tudo lá de cima. Então, um macaco muito esperto, resolveu aconselhar o peru.

E disse:

- Sabe como o urubu conseguiu subir até o topo da árvore?

E o peru todo animado respondeu:

- Eu quero saber!

Então o macaco disse:

- O urubu chegou lá em cima porque comeu suas próprias fezes e com isso conseguiu.

- Tem certeza?

Perguntou o peru desconfiado.

Então o macaco respondeu:

- É verdade! Eu mesmo vi!

O peru acreditando no macaco começou a comer as fezes.

E foi tentando subir a árvore. Então no primeiro dia ele conseguiu subir até um galho. E pensou que o macaco tinha mesmo falado a verdade.

O macaco ria escondido do peru.

Então o peru continuou comendo as fezes e cada dia subia um pouco mais alto.

Após uma semana o peru conseguiu subir até o topo da árvore. Foi uma euforia enorme. Passou o dia lá no topo.

Aconteceu que um caçador, que estava passando por ali, viu o peru no topo da árvore e atirou nele. Foi o fim do peru.

Moral da história: " Qualquer merda pode te levar ao topo, mas não o manterá lá."

É uma história de fantasia, porém muito sábia em termos de reflexão.

Quantos tem um sucesso meteórico por mero acaso, e uma queda tão veloz como a subida?

As circunstâncias da vida são imprevisíveis, e as oportunidades surgem para todos. E também os infortúnios podem acontecer com qualquer um.

E por outro lado, o sucesso traz em si uma maior visibilidade, que nem sempre é benéfica. Pode vir acompanhada da inveja alheia e também da cobiça.

Nada é só bom. Não existe o mundo encantado e perfeito. A vida é assim , dinâmica e imprevisível, ao mesmo tempo bela e empolgante.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 21/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8090839
Classificação de conteúdo: seguro