A CIGARRA E A FORMIGA

Laura Aidar

Revisão por Laura Aidar

Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

 

Fábulas são narrativas curtas, normalmente protagonizadas por animais ou objetos que assumem comportamentos e características do ser humano. O gênero é bastante popular na literatura infantil e traz algumas lições importantes para refletirmos sobre a vida.

Durante o ano inteiro, a formiguinha trabalhou sem parar, carregando e guardando comida em casa. Assim, quando o inverno chegou, ela tinha tudo o que precisava para se alimentar e sobreviver.

A cigarra, por outro lado, aproveitou os dias de sol para ficar cantando e quando o frio chegou, ela não tinha o que comer. Foi aí que ela procurou a formiga e pediu para compartilhar a sua comida. Aí, a formiga perguntou o que ela fez durante os dias de sol para se preparar para o inverno:

— No verão, eu cantei… Não conseguia trabalhar por causa do calor!

— Ah, cantou? Então, agora, dance…

Moral da história da Cigarra e a Formiga

Precisamos trabalhar para não cair na mesma situação que a Cigarra preguiçosa.

Explicação da fábula da Cigarra e a Formiga

A fábula é, sem dúvida, uma das mais famosas e vem nos ensinar sobre a necessidade de trabalhar e construir um futuro próspero para nós mesmos.

Por muito tentador que pareça, não podemos ceder apenas à diversão e deixar nossas responsabilidades de lado. Mesmo nas melhores fases, precisamos ser conscientes e continuar batalhando, para mais tarde podermos colher os frutos do nosso esforço.