UNIÃO E SOLIDARIEDADE
O Leão e o Rato
Numa savana distante, viviam um leão majestoso e um pequeno rato. O leão, soberbo e imponente, se gabava de sua força e poder, enquanto o rato, humilde e tímido, passava despercebido pelos animais da floresta.
Um dia, o leão caiu em uma armadilha preparada por caçadores e ficou preso, incapaz de se libertar. Ele rugia de dor e desespero, chamando por ajuda. O rato, ao ouvir os gritos do leão, correu para socorrê-lo, roendo as cordas que prendiam o grande felino.
O leão, surpreso com a ajuda inesperada do pequeno rato, agradeceu-lhe imensamente e prometeu retribuir o favor um dia. O rato, humilde e grato, disse que não precisava de recompensa e foi embora.
Tempos depois, o leão se viu cercado por caçadores novamente, mas desta vez, ele estava preparado. O rato, lembrando da promessa do leão, trouxe consigo uma vara afiada e cortou as cordas que o prendiam. O leão finalmente estava livre, graças à amizade e bondade do pequeno rato.
A partir daquele dia, o leão e o rato se tornaram grandes amigos e aprenderam que a verdadeira força está na união e na solidariedade, não na arrogância e na prepotência. E assim, viveram juntos em harmonia e paz na savana, ensinando aos outros animais o valor da amizade e da compaixão.