A cigarra e a formiga - A EVOLUÇÃO

Era um inverno muito frio, e a formiga corria para sua casa a fim de se abrigar, quando encontrou uma cigarra caída na beira do caminho, morrendo de fome e de frio.

– O que aconteceu, Dona Cigarra? - perguntou a formiga.

– Estou morrendo de frio e de fome, não consigo mais me mexer.

– Vem comigo, lá em casa tem uma sopinha de legumes bem quentinha e gostosa. Você vai ficar bem.

A cigarra estranhou o convite.

– Tem certeza? Não vai me achincalhar, e dizer “bem feito, enquanto eu trabalhava você ficava cantando, agora vai sofrer as consequências”?

A formiga fez uma cara bondosa e disse:

– Verdade. Isso aconteceu no passado. Não quer dizer que a tragédia deva se repetir eternamente. Veja: eu fui pra escola, estudei muito, agora sou HUMANA. Me tornei RACIONAL. Desenvolvi minha inteligência, posso controlar minhas emoções, meus impulsos, vou além dos meus instintos e até mesmo além do que as tradições me ensinaram. Sofro com o sofrimento dos outros, me alegro com a alegria dos outros. Posso pensar no bem-estar dos outros, além do meu. Descobri que quando eu faço caridade me sinto feliz, e quando penso só em mim estrago tudo, como fez a minha pobre antepassada, que deixou a cigarra morrendo e foi para casa sozinha.

– Mas eu não tenho como te pagar...

– Eu sei. Na verdade você já me pagou adiantado. Enquanto eu trabalhava você me alegrava com o seu canto. Agora eu retribuo, abrigando você...

A formiga parou de falar de repente, pensou um pouco, e acrescentou: – Eu te ajudo, mas com uma condição.

– Qualquer coisa, Dona Formiga. Faço qualquer coisa que a senhora quiser. Só não sei se consigo cantar, porque cigarras não cantam durante o inverno.

– Então está feito. Eu te levo pra casa, te dou abrigo e comida, mas você promete que vai me ajudar no serviço de casa, e PRO-ME-TE que vai aprender a ler e escrever. Eu te ensino.

– Puxa vida, Dona Formiga!. Eu prometo. Faço qualquer coisa pra salvar a minha vida!

E essa história termina com a cigarra e a formiga conversando em frente ao fogão quentinho, fazendo companhia uma para a outra. A formiga explicava para a cigarra que ela é uma artista, e artistas precisam ser valorizados quando fazem um bom trabalho, porque a arte é importante para a evolução humana. Não é só pela beleza das obras artísticas, que torna nossas vidas mais felizes, mas pelo puro exercício da criatividade, que dá energia ao pensamento tanto do próprio artista quanto de quem aprecia a sua obra. Como sabemos, toda solução de problemas começa no pensamento, e se o pensamento é livre e forte, as ideias são geralmente melhores.

--------------------------------------------

O AUTOR ORIGINAL DESSA HISTÓRIA É MONTEIRO LOBATO. Você pode conferir em

https://contobrasileiro.com.br/a-cigarra-e-a-formiga-boa-fabula-de-monteiro-lobato/.

Na verdade, M.L. reinterpretou a fábula de Esopo / Jean de La Fontaine em duas versões, uma da formiga boa, outra da formiga má.

Eu li a história há muitos anos e não lembrava onde. Reinterpretei com o propósito de valorizar princípios cristãos como a fé nos seres superiores do mundo invisível, a solidariedade, o perdão, a esperança e tantos outros que são parte essencial da Civilização Moderna, apesar do incansável trabalho do “inimigo” em sentido contrário.

Reproduzi a ideia central da história com palavras próprias, e acrescentei a parte da contrapartida, pra honrar o ditado “Quem conta um conto aumenta um ponto” Hahahahaha

Marco Antonio Mondini
Enviado por Marco Antonio Mondini em 22/12/2023
Reeditado em 10/03/2024
Código do texto: T7959855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.