O URUBU E O SAPO
Chagaspires
Conta-se que moravam numa floresta um urubu e um sapo.
O sapo vivia em uma lagoa e passava o tempo todo ensinando os sapinhos a cantarem.
Já o urubu morava em uma árvore próxima ao lago onde o sapo morava.
Vez por outra se falavam.
Um dia o urubu que tocava viola na orquestra do céu disse para o sapo: "Compadre sapo hoje vai haver uma festa no céu e eu fui convidado para ir tocar lá ". No que o sapo abrindo sua bocarra disse:"Oba eu também quero ir". O urubu logo disse" Mas só entra lá quem tem a boca pequena". O sapo respondeu diminuindo a boca: "Isso é uma injustiça ".
O urubu disse isso e foi voando para seu poleiro; pois precisava dormir um pouco para refazer as energias, a jornada até o céu era longa.
O sapo não se conformando com a resposta do urubu deixou a noite prosseguir e se chegou devagarinho, subiu na casa do compadre urubu e entrou pela boca da viola que o urubu iria levar para o céu e ficou bem escondidinho lá dentro.
Quando o urubu despertou pegou a viola e começou a voar para ir ao céu.
Em certa parte do voo notou que a viola estava mais pesada do que de costume e olhou pela boca da mesma e viu dois olhos grandes olhando de dentro e disse:"É você mesmo compadre Sapo": No que o sapo respondeu:"Sim compadre eu quero entrar na festa". No que o urubu retrocou " comigo não sapo bobo ".
É que o compadre urubu já a algum tempo vinha querendo comer o sapo sabido; e então virou a boca da viola para baixo e começou a chacoalhar até o sapo cair pela abertura.
O sapo começou a cair e vendo o chão cheio de pedras se aproximar gritava:"Arreda pedra senão eu te lasco". Arreda pedra se não eu te lasco:.
Quem acabou se arrebentando foi ele.
Foi pedaço de sapo para todo lado.
O compadre urubu desceu e comeu os pedaços do sapo satisfazendo a sua vontade.
Moral da estória: "sapo metido a sabido termina virando comida pra o compadre urubu".
Findou o nosso conto.
"Seu rei mandou dizer que você contasse quatro ".
Quatro Estórias.
Nota: Estória do domínio público.