O lenhador honesto

Eu lembro bem que logo após a "Cartilha Caminho Suave", eu ganhei o meu primeiro livro na terceira série do curso primário naquele grupo escolar. Em uma pequena cerimônia realizada no pátio do grupo escolar a professora chamava cada aluno e entrega o livro escolar. E foi neste livro que li uma história que fala de um trabalhador, que tinha como profissão a de lenhador, e que trabalha na floresta derrubando árvores. Certo dia, o lenhador que era pobre,  honesto e trabalhador saiu de sua casa como fazia todos os dias bem cedinho para trabalhar em meio a floresta para derrubar arvores. Um trabalho duro, pesado e muito cansativo e de vez em quando era necessário parar para descansar um pouco. Ao fazer isso o lenhador colocou o seu machado, seu instrumento de trabalho, encostado a beira de um tronco já derrubado que ficava a beira de um rio. Sem querer ele consegue derrubar o seu machado no rio, e isso o deixa muito triste e preocupado com o que faria a seguir, já que não tinha dinheiro para comprar outro machado . Sentou-se pensativo e desanimado sobre como faria para comprar outro machado. Mas, eis que surge uma fada e vendo o desânimo daquele pobre homem trabalhador aparece para ele e se prontifica a ajudar a pegar o seu machado que caiu no rio. Ao mergulhar naquele rio a fada trouxe alguns machados encontrados no fundo do rio. E antes da fada entregar o machado ao lenhador, ela lhe oferece primeiro um machado de ouro, que o lenhador recusa, logo depois a fada oferece um machado de prata, ele também recusa, e por último um machado de bronze, e aquele pobre lenhador também não o aceita dizendo que o seu machado era de aço e muito valioso pra ele. Então, a fada vendo a honestidade daquele lenhador resolve dar-lhe como recompensa por sua honestidade,  os três machados, além do seu.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 01/08/2023
Reeditado em 01/08/2023
Código do texto: T7851225
Classificação de conteúdo: seguro