Contos do poeta: As Aventuras da galinha Tunica em: Os filhotes do cachorro Bartolomeu.
Bartolomeu e zica são os xodós do sítio do seu Luquinhas.
Zica a cadela está na semana de dar cria, filhotes de Bartolomeu.
Tunica procurou zica para saber como que ela estava de saúde.
Tunica fala:
---Amiga, como você está bonita com esse barrigão, olha só essas petas como estão rosadas e cheias de leite esperando seus filhotes.
Zica deitada em sua casinha responde;
--- não vejo a hora de ver esses cachorrinhos correndo pelo sitio.
Bartolomeu anda afoito, não se afasta um segundo de perto de Zica.
Luquinhas está animado com seus novos amigos, e fez questão de reformar a casa de zica, pintura nova cama nova e maior para dar conforto aos filhotes.
Naquela madrugada,o sítio dormia quando todos escutam , choros de cachorrinhos.
Bartolomeu latiu de alegria, avisando que já era papai.
Luquinhas sai rápido para ver os filhos de Bartolomeu e Zica.
Tunica, a jabota lelê estavam próximos de Zica dando todo o apoio a amiga.
Ao amanhecer, todos poderam ver cinco lindos cachorrinhos.
Luquinhas chamou todos os empregados do sítio, pois, ele precisava de ideias para a escolha de nome dos cachorrinhos.
Depois de muita diversão, conversas assim ficou decidido.
Romeu, Toronto, Pity a única cadelinha,jhone em homenagem ao João funcionário do sítio e por último,o menorzinho que era a cópia do paí Bartolomeu, todos chamaram de Pitolomeu.
Depois de todos batizados com seu nomes, o sítio voltou a sua rotina normal.
Durante a semana, Zica ganhou cuidados especiais e com pouco tempo, já podia ver no terreiro a cachorrada solta , correndo atrás dos pintinhos de Tunica.