Os seis cachorros do Rei
Os seis cachorros do Rei
Diz a fábula que acabei de idealizar, que existia um Rei infeliz dado ao comportamento dos seus filhos mais velhos do seu primeiro casamento, e que eram pessoas dotadas de todas as más qualidades que detém uma pessoa mau educada, tais: como hostilidades, egocentrismo, egoísmo, orgulho, ostentação, arrogância, prepotência, e etc.
Contudo o Rei era casado pela segunda vez, e para que os filhos do segundo casamento também não se tornassem em pessoas mau educadas, o Rei foi ter com seus conselheiros.
Porém nenhum dos conselheiros tiveram filhos, e assim, obviamente que não podiam aconselhar o Rei da maneira correta de educar seus filhos, pra que não se tornassem, em casca grossa em igual aos meio-irmãos do primeiro casamento do pai.?
Contudo um dos conselhos após desculpar-se com o Rei por não ter como ajudá-lo, disse que em uma terra distante, existia um Sábio que poderia ajuda sua majestade na tarefa de como criar os filhos mais novos para que tornassem-se pessoas polidas.?
E assim, o Rei após atentamente escutar resolveu ir ao encontro do tal Sábio. E andou muito até que chegou a tal terra distante, onde foi ao encontro do Sábio, que por sua vez - e como todos os Sábios - em silêncio e atencioso ouviu o relato do Rei. E após tal, questionou ao Rei "se as crianças gostava de animais.?" E o Rei logo afirmou que sim.
Então o Sábio disse... "Majestade volte aos seus domínios e compre seis filhotes de cachorro e quando possível volte aqui e traga os filhotinhos.?"
Já, o Rei por sua vez, dado a nobreza que lhe era peculiar, ouviu atentamente e sem divergir agradeceu e partiu rumo ao seu reino.
E ao chegar logo foi orquestrar o que o Sábio lhe orientou a fazer e ordenou a um dos súditos pra que fosse comprar os seus filhotes de cachorro.
E já no outro dia - antes do amanhecer - e de posse dos filhotes - partiu de volta a terra distante para reencontrar o Sábio.
Ao chegar, foi ao encontro do Sábio, mostrou-lhe os filhotes, e o Sábio adentrou-se a sua casa, demorando um pouco e volto com seis plaquinhas com nome escrito, nesta ordem...
A primeira plaquinha escrito - Bom dia.?
A segundo - Obrigado.?
A terceira - Com Licença?
A quarta - Desculpe.?
A quinta - Por favor.?
E a sexta plaquinha escrito - Boa noite.?
E entregou ao Rei e disse 'coloque uma em cada cachorrinho, e que ao retornar ao palácio, presenteasse as crianças com os filhotes, mas como um todo, e não um filhote pra cada filho, e que delega-se. responsabilidades as crianças que deveria cuidar dos cachorrinhos, ou seja banha, alimentar, e etc. E exigisse que as crianças respeitassem as pessoas como elas respeitavam os cachorrinhos, e que também as crianças não deveriam deixar que os filhotes atrapalhasse os adultos quando estes estivessem conversado? e que quando a mãe das crianças ou ele - o Rei - dissesse "Não" era "Não" mesmo? E nada da mãe dizer "Não" e o Pai dizer sim - e vise-versa um desautorizando o outro por onde as crianças não soubessem a que respeitar.? E que também era pra determinar um horário pra que as crianças colocassem os cachorrinhos pra dormir.?
E que deveria distribuir os filhotes pelo palácio nesta ordem...
O cachorrinho de nome "Bom dia" e o de nome "Boa Noite", deveria dormir na mesma cama que as crianças. Porém, o "Bom Dia" tinha que ficar na cabeceira da cama, e o "Boa Noite" na parte de baixo junto aos pés das crianças.?
Já o cachorrinho de nome "Obrigado" deveria dormir no tapete aos pés da cama.?
O "Com Licença" dormir na porta do quarto das crianças.?
O "Desculpe" teria que ser criado debaixo da mesa ao qual as crianças se alimentava.?
O "Por Favor" teria que ficar no quintal onde as crianças brincava todos os dias.?
E que como ja tinha dito - repetiu o sábio, os cachorrinhos de nome "Bom dia" e o de nome "Boa Noite", deveria ambos que dormir na mesma cama que as crianças. Porém, o "Bom Dia" tinha que dormir na cabeceira da cama, e o "Boa Noite" teria que dormir na parte de baixo junto aos pés das crianças.?"
E assim, o Rei retornou ao reino e criou seus filhos junto aos cachorros. E seus filhos cresceram e para orgulho do pai, os meninos torna-se em exemplo de educação dado a serem polidos assim como o pai, graças aos conselhos do Sábio, pois todo dia ao acorda, as crianças dizia "Bom Dia"? ao cachorrinho que dormia junto a cabeça deles.
E logo o cachorrinho que dormia no tapete lhes traziam as sandálias, e as crianças dizia ao cachorrinho "Obrigado"?
E ao passar na porta do quarto o outro cachorrinho estava lá, e as crianças dizia.. "Com Licença"?
E quando estava a mesa para as refeições, o outro cachorrinho pegava a chorar pedido comida e os filhos do Rei logo dizia "Desculpe"? nas nosso pai disse que não podemos lhe dá comida agora.
E ao irem brincar no quintal com o outro cachorrinho quando jogava o pauzinho longe, as crianças, diziam ao cachorrinho "Por Favor"? vá pegar o pauzinho.
E assim, as crianças aprenderam e cada vez que estavam ha presença das pessoas - mediante a ocasião - logo dizia "bom dia ou boa noite, obrigado, com licença, desculpe, por favor.
E assim, por meio desta utópica fábula do Rei e seus cachorros, saliento @todos da veemente necessidade de ensinarmos as crianças fazerem uso das abstrações: bom dia, obrigado, com licença, desculpe, por favor e boa noite.
Porque educação a gente traz é de casa. Já a escola e os professores, fazem é intensificar a educação oriunda do berço dos alunos, òs democratizando via conhecimento e os tornando em pessoas polidas - idem aos filhos do Rei.?
Porque ignorância, arrogância, prepotência egocentrismo, egoísmo, orgulho, ostentação, e etc... Nunca foram virtudes, e jamais isso se aprenderá na escola. Mas sim, em casa em função da falta de respeito e de limites, e que fazem com que as crianças cresçam e torne-se em gente idem aos filhos mais velhos do primeiro casamento do Rei .?
Pois colocar limites que se traduz em respeito continuam sendo a mais eficiente forma de creditar amo mas crianças, pois se não buscar educar seus filhos idem ao que o Rei fez delegado-lhes limites, onde os filhos cuidaram dos filhotes, o mundo ira faze-lo e irá lhe trazer infelicidade assim como era o rei, dado a postura mau educada dos filhos mais velhos.?
Bem assim, e fica a dica.!
*Direito e créditos à, Paulo Cesar Santos Gomes. Lucas Paulino Oliveira Gomes. Enis Thyagon Paulino Oliveira Gomes*
*Proibido o uso ou divulgação sem a prévia autorização dos autores.*