A BANANA DOURADA E O MACACO MENTIROSO

     Certa vez, na floresta, houve uma grande praga e as árvores frutíferas secaram. A comida estava escassa. Porém, um dia, um macaco apareceu dizendo que tinha encontrado uma banana que brilhava como o ouro, mas que ela estava numa bananeira que tinha crescido entre dezenas de plantas espinhosas e, para piorar, tinha crescido a beira de um abismo assustador.

     No entanto, todos já conheciam o macaco que deu a notícia. Ele era o macaco mentiroso e estava sempre querendo se dar bem enganando e mentindo para os outros animais.

     O rei leão resolveu averiguar para ter certeza de que não se tratava de mais uma das invenções do macaco.

     Após retornar admirado que desta vez era verdade, o rei chamou os animais da floresta para uma rápida reunião sem que o macaco ficasse sabendo e disse:

     - Ouçam: a banana dourada existe de verdade. Mas tenho certeza que o senhor macaco só veio nos contar porque precisa da nossa ajuda para pegá-la. Então o plano é o seguinte: vou pedir a ele que vigie o caminho da floresta para se certificar que nenhum animal vá roubar a banana dourada porque só poderemos buscá-la no dia seguinte. Mas, enquanto ele estiver vigiando, eu, a senhorita lagartixa e a senhora girafa iremos pelo outro lado e traremos a banana. Assim, quando formos na expedição de amanhã, ela não estará mais na bananeira e alegarei que o senhor macaco não fez a guarda corretamente e que terá de prestar serviços a nossa comunidade. Assim aprenderá a não querer voltar aqui para se aproveitar de nós uma outra vez.

     Todos os animais concordaram e assim foi feito.

     No dia seguinte, após chegaram no local indicado pelo macaco, a banana dourada não estava mais lá e o leão fez como havia dito.

     Enquanto o macaquinho estava varrendo as folhas do chão, o leão, dentro de seus aposentos, resolveu cortar a banana em duas partes com sua garra. Ao fazê-lo cada um dos pedaços se transformaram numa banana inteira.

     Assim o rei descobriu que a banana era mágica e podia ser cortada para sempre que continuaria se multiplicando.

     O leão contou toda a história ao senhor macaco, que, ao invés de ficar triste, ficou extremamente envergonhado, prometendo a todos os animais que jamais voltaria a mentir ou querer se aproveitar de algum deles novamente. E, como prova, passou a ajudar o reino em tudo o que podia.

     Assim os animais nunca mais passaram fome.