Fábula da raposa, carcarás e urubus
Uma raposa havia sido ferida por um predador, mas ela sobreviveu e se abrigou sob as sombras de uma árvore em um pasto, expondo suas feridas abertas.
Os urubus e os carcarás haviam se unido em um plano de devorar cada pedaço da raposa. Tanto os carcarás quanto os urubus queriam as partes superiores da carne da raposa, por julgarem mais nobres. A raposa, astuta, vendo o plano de suas pretensas devoradoras, chamou os carcarás e lhes disse:
- Eu sempre pensei que os Carcarás eram mais fortes e inteligentes que os urubus. Eu acho que vocês merecem as partes superiores do meu corpo.
Os carcarás concordaram prontamente. Mas os urubus, sabendo dos planos dos carcarás em devorarem as partes superiores da raposa, protestaram enfurecidos.
- Vocês, carcarás, são muito arrogantes! Se acham mais dignos das partes mais nobres da carne da raposa do que nós. Nós estamos aqui espreitando sua morte, enquanto Vocês voam livremente por aí.
Os carcarás e os urubus iniciaram uma terrível discussão, que culminou na aniquilação total dos urubus. Enquanto isso, a raposa se alimentava juntamente com os carcarás e ganhava tempo curando suas feridas. A raposa saiu ilesa, rindo da tolice das aves.
(Fábula Indiana dos milhafres e corvos - adaptada e abrasileirada por mim).