O Coelho e a Tartaruga rápida

O coelho e tartaruga rápida

Era uma vez numa selva de Angola, havia um coelho muito achado que vivia se gabando que ninguém era mais rápido do que ele, todos quase sempre concordavam mas ele não parava de se vangloriar. Então certo dia o rei decidiu marcar uma maratona pela selva para comprovar tudo. Assim aconteceu, o rei pediu ao seu mensageiro para cuidar de tudo. Então numa manhã de cacimbo sem nenhum precalço o rei marcou a corrida, assim aconteceu e findo o trajeto o coelho comprovou sua superioridade deixando todos pela poeira, aumentou ainda mais sua soberba. Numa manhã chegou até ao rei e disse;

_Ò rei meu, bem sabes que eu sou o mais rápido da selva, por quê não me confia sua filha como esposa?

Pelo que o rei respondeu;

- Tens tu razão, mas me parece que ela já tem um pretendente!

- Mas ele é robusto como eu, poderia honrar seus ancestrais? Replicou o Coelho apresentando suas qualidades

- Na verdade eu não sei ainda de quem se trata, nunca questionei minha filha à respeito, talvez até seja alguém melhor que tu!

- Não creio nisso meu rei, não há ninguém nesta selva que à mim supera!

Então o rei analisou a intenção do coelho, e mandou-lhe embora, enquanto ele averiguava se afinal o seu futuro genro valia a pena ou não.

Quando o rei foi perguntar para sua filha, descobriu que se tratava de uma Tartaruga, o animal mais lento da selva. O rei ficou completamente decepcionado, pesou as palavras do Coelho e sabia que ele estava coberto de razão, precisava de um substituto à altura, que fosse rápido e geitoso.

Então mandou a sua filha convocar a Tartaruga para romperem tudo, mas não queria fazer sem esclarecer os motivos. Fez-lhe então uma questão.

- Ò Tartaruga, bem sabes tu que eu sou rei, tenho minha filha como herdeira, serias tu capaz de me honrar? A Tartaruga sem se alongar disse;

- Claro que seria, ó bom rei!

-Olha, o outro pretendente é um coelho bastante rápido nas competições e muito convencido e isto é bom para um rei, Mas você tem por acaso uma qualidade?

- Eu não sou tão rápido ò rei mas posso viver por muito tempo, e isso trás sempre experiência.

O rei viu também razão no argumento da Tartaruga, precisava também alguém que poderia viver por longos anos e adquirir bastante experiência, mas estava convencido que alguém rápido lhe seria mais útil para sua filha. Então decidiu resolver isto com uma competição desonesta, uma corrida, mesmo sabendo que o coelho era insuperável nisto; para ver se afastasse de vez a Tartaruga.

A Tartaruga, mesmo sabendo da intenção do rei aceitou o desafio, saiu dalí todo preocupado sem saber como fará para ultrapassar essa grande muralha que era o Coelho, apenas tinha a certeza que amava muito a filha do rei e não estava disposto a perdê-la.

Na manhã seguinte, como prometido, o rei deu a conhecer ao Coelho sobre as condições para desposar sua filha. Este saiu daí muito contente, por saber da facilidade que seria, ter que concorrer com uma Tartaruga. Então foi para um alambique (local onde fabricam bebidas alcoólicas fortes caseira) comemorar com os outros animais, quando contou a boa nova todos sorriram com ele e deram-no logo os parabéns, gritou um animal que estava servindo a bebida;

- Você é mesmo um animal de muita sorte Coelho!

Quando o Coelho se virou viu que era uma Tartaruga toda já fatigada, então aproveitou a ocasião para saber um pouco sobre o seu oponente;

- Me diga lá ò Tartaruga há possibilidade de alguém da sua espécie ser rápida?

Esta respondeu;

- Não, a única coisa que nos confere vantagem é o facto de vivermos muito tempo e ganhar experiência!

Então o Coelho ficou ainda mais feliz, e a Tartaruga em homenagem ao seu dia decidiu lhe dar uma rodada por conta da casa. O Coelho estava tão animado, que a Tartaruga decidiu mandar mais outra. Queria acrescentar uma quarta rodada, quando este reclamou eu não tenho dinheiro, mais essa insistiu é por conta da casa, hoje é um dia maravilhoso para ti!

Quando o Coelho se apercebeu já havia excedido a doze nem conseguia caminhar tinha que ser levado pelos amigos até sua toca. Na manhã seguinte acordou todo ressacado, atrasado para o desafio, sem se preparar foi logo no local marcado para o duelo, todo tonto, colocou-se na pista assim que focou os olhos viu que afinal de contas seu concorrente era a mesma Tartaruga que havia lhe embebedado no alambique, ficou todo nervoso e revoltado por ter sido enganado por um animal inferior a si, o álcool ainda não havia terminado seu efeito e ele não conseguia se equilibrar. Começou a corrida, logo na primeira volta teve que desistir porque não estava em condições para correr; e assim o rei foi obrigado a consagrar a Tartaruga como vencedora e legitimar seu relacionamento com a sua filha.

Moral: Ainda que o caminho seja tão fácil você precisa caminhar antes de festejar

Nenhuma batalha é tão fácil para quem está despreparado. Existe uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho (The Matrix)

Koliengue Tchica Kulembe
Enviado por Koliengue Tchica Kulembe em 23/10/2022
Código do texto: T7633912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.