Conto: A raposa gulosa.

Dona Chiquinha morava num sitio com seu esposo Barnabe e ja era de idade tinha 65 anos e senhor Barnabe tinha 70 anos de idade.

Os dois eram um casal muito apaixonados e um cuidava do outro na velhice.

Dona chiquinha nao teve filhos naturais, pois quando moca teve um problema no utero e nao podia ter filhos naturais entao resolveu adotar um menino negro o Junior

Ele Junior tinha 14 anos de idade.

Dona chiquinha disse ao seu esposo Barnabe:

Esposo constroi com essas tabuas um galinheiro pois a galinha carijo ta ponhando muitos ovos e precisa de um ninho para chocar os ovos e nascer os seus pintinhos.

Seu Barnabe obedeceu e perto do galpao construiu com as tabuas um galinheiro espacoso com varios ninhos para as galinhas viver feliz e ponhar os seus ovos.

Dona chiquinha tava feliz pois sua galinha carijo havia ponhado doze ovos e estava chocando os ovos no galinheiro.

Em breve nasceriam muitos pintinhos para alegrar o sitio e dar continuidade a vida no galinheiro com novos pintos.

Acontece que naquele sitio tinha uma raposa gulosa que ficava rondando o galinheiro a noite.

Raposa danada e esfomeada sempre rondando o galinheiro de dona Chiquinha.

E nao deu outra, uma noite fria de inverno a raposa apareceu de noite no galinheiro e entrou e comeu todos os ovos do ninho da galinha carijo.

Era um barulhao no galinheiro a raposa gulosa espantando as galinhas e comendo todos os ovos do galinheiro.

Seu Barnabe e Dona Chiquinha acordaram a noite com o barrulho no galinheiro ascenderam as luzes da rua e viram a raposa gulosa dentro do galinheiro comendo os ovos.

Foi ae que seu Barnabe pegou a espingarda que guardava no quarto colocou o chumbinho de municao e saiu porta a fora de casa em direcao ao galinheiro para matar a raposa gulosa.

Avistou a danada e deu um tiro nela e ascertou a raposa com um dos tiros, a raposa saiu do galinheiro cambaleando e caiu perto do galpao morta.

Raposa danada comeu todos os doze ovos da ninhada da galinha carijo.

Nao sobrou nenhum ovo que a galinha carijo tinha ponhado.

Mas morreu a danada com o tiro da espingarda que seu Barnabe ascertou nela.

Dona Chiquinha ficou triste com a perda dos ovos, pois a galinha carijo ja estava chocando os ovos e logo ia nascer os pintinhos nao fosse a danada da raposa gulosa.

Seu Barnabe disse a sua esposa dona Chiquinha:

Nao ha de ser nada meu amor.

Por sorte temos o galo cantador que e muito vigoroso e logo ira cobrir a galinha carijo de novo e logo ela coloca mais ovos e voce tera de novo a ninhada de ovos para nascer pintinhos.

Fica tranquila nem tudo esta perdido.

O galinheiro ta cheio de galinhas e elas ponharao muitos ovos ainda.

O galo se animou e logo foi fazer amor e sexo com a galinha carijo.

Seu Barnabe viu o galo em cima da galinha de novo e disse:

Viu o galo cantador ja esta cobrindo a galinha carijo logo ela ponhara mais ovos.

Apagaram as luzes da casa e foram dormir de novo seu Barnabe e Dona Chiquinha.

A raposa gulosa morreu com um tiro de espingarda.

Agora vamos dormir pois amanha acordo cedo para fazer um buraco e enterrar essa raposa gulosa.

Essa raposa nao encomoda mais a paz e o sossego do galinheiro.

E a vida seguiu feliz no sitio da dona Chiquinha senhor Barnabe e seu filho Junior.

A natureza e assim mesmo:

Uns bichos morrem, outros se reproduzem, uns nascem.

Mas o mais importante e a vida da natureza e a harmonia no sitio.

No sitio Tunes Braga Rio Grande do Sul.

Escrito pelo poeta: Aaron kamo

Aaron kamo
Enviado por Aaron kamo em 02/10/2022
Código do texto: T7618749
Classificação de conteúdo: seguro