O CACHORRO E A RAPOSA MENTIROSA

 

Um cachorro muito esperto tinha uma amiga muito mentirosa, uma raposa bem peluda de rabo vermelho.

– Bom dia! Como vai, amiga raposa?

– O dia não está nada bem, porque estou muito doente... Não pude comer nada, hoje. Estou muito fraca. Amigo cachorro, por favor, traga comida para mim? – disse a raposa, fazendo cara de coitada.

O cachorro ficou muito preocupado e foi correndo preparar uma gostosa sopa para a doente. Quando chegou a sua casa, viu que ela estava bem e vendo um filme na televisão.

– Amiga raposa, você não estava doente? – perguntou o cachorro, triste por ter sido feito de bobo.

– Não fique assim, amigo cão! Eu já melhorei e passe para cá essa sopa!

Ele saiu dali pensando na mentira da outra e prometeu a si mesmo que não ia mais acreditar nela.

Uma semana depois, ele recebeu um telefonema da raposa que lhe pedia para ir buscá-la no meio de uma estrada, o carro dela estava estragado e era noite. O cachorro respondeu:

– Nem pensar, raposa mentirosa! Aposto que você está bem confortável no sofá da sua sala, vendo televisão, e só quer me dar trabalho. Não vou, não! – e desligou o telefone.

Naquela noite, fez muito frio e choveu bastante. A raposa tentou ligar mais três vezes para o cachorro, mas ele não atendeu. No outro dia, ficou sabendo que sua amiga mentirosa estava no hospital com uma gripe muito forte, porque passou a noite na estrada, no frio e na chuva.

Ele fez questão de ir visitá-la. Chegando, viu que a amiga estava realmente doente, tossindo e espirrando muito. Então disse:

– Viu como é ruim mentir? Não acreditei na sua história, porque você já me fez de bobo antes. Daqui para frente, diga a verdade e todos voltarão a acreditar em você.

– Desculpe, amigo cachorro! Aprendi a lição! Só a verdade constrói a confiança.