UM CONTO...

O SEGURO MORREU DE VELHO

“Um conto”

Um homem muito prudente era hostilizado pela inveja e implicância dos seus inimigos por causa de suas atitudes com a “prudência”. Em todas as suas ações ele se mostrava muito seguro e amparado contra as “incertezas” da vida e dos fatos, que a cercam.

Certa ocasião, uma pandemia assolou sua comunidade, e esse senhor prudente, se cercou de todas as medidas e ainda ajudou aos seus amigos nos procedimento protocolares para se protegerem dos contágios pandêmicos!

Mas, suas tentativas não foram levadas a sério pela maioria, que negligenciava seus conselhos nas precauções contra os contágios da pandemia, incluindo parcela de seus inimigos, que o hostilizavam, o chamando de “velhote arcaico”!...

Mas, ele não se abatia com isso. Com paciência e sabedoria sempre que podia espalhava seus conselhos a respeito dos cuidados, quanto, os perigos da doença, que, se espalhava pela aldeia, já levando às mortes prematuras de jovens e adultos, que não se conduziam com os devidos cuidados nas atitudes de prevenção, conforme o “velhote arcaico” os avisava.

E, ele seguia sendo escrachado pelos indivíduos sem caráter e orgulhosos nas suas presunções de jamais serem colhidos pela doença que devagarinho ia contaminando, principalmente os mais descuidados, como aquela parcela, que o gozava, e, não o levavam a sério suas tentativas de minimizar as probabilidades de contágios e mortes!

Numa certa oportunidade o “velhote” promoveu uma reunião na pracinha da aldeia, com meia dúzia de interessados, que resolveram ouvir suas considerações sobre os protocolos daquela estranha pandemia, que ameaçava dizimar a pequena população da cidadela!

Mas, lá pelo meio de sua palestra, chegaram seus “algozes” e começaram a atacá-lo com palavras de repúdio e depreciá-lo chamando-o de revolucionário e boateiro! O “velhote” então, com educação e boas maneiras os enfrentou tentando dissuadí-los a mudar suas formas de pensar, quanto, àquela doença, que estava se propagando e deixassem de hostilizá-lo, mas, quase foi linchado por aquela turba!

Quando, então, depois de algum tempo, a doença se fixou de vez entre aquela aldeia, seus efeitos ameaçadores começaram a parecer com mais efetividade. De inicio, evidências de diversas pessoas contaminadas e atingidas pelo contágio começaram a mostrarem-se amareladas e trêmulas... Muitas pessoas foram vistas na pracinha, com sua coloração de pele amarelada e caminhando com alguns vestígios de tremedeiras!

Os algozes, que não queriam acreditar nessa história, começaram a hostilizar também os contaminados e que, se mostravam com esses sintomas, dizendo-lhes, que, eles estavam “encenando” a provocar-lhes por ordem do “velhote arcaico”, e, começaram a agredi-los...

Mas, aquele “velhote” com sua sabedoria, “descobriu o chá de uma erva” do mato próximo, e começou a receitá-lo aos que apresentavam aqueles sintomas, e eles, iam sendo “curados”!

Os seus algozes, então, perceberam os resultados, mas, com orgulho “desdenhavam” dos resultados obtidos por aquele chá do senhor a quem tanto eles hostilizavam por orgulho, vaidade e presunção!

Até que, dois deles atingidos e contaminados vieram a falecer... Mas, a soberba daquela parcela de orgulhosos e assoberbados inimigos do “velhote arcaico”, não lhes permitia dar o braço a torcer, e aceitar o tratamento com o chá descoberto pelo senhor, que, os incomodava com sua humildade, porém com muita sabedoria...

E, mais três deles morreram!... E, aquele grupo começou a ficar “preocupado com o quadro desolador”, que ia dizimando os orgulhosos e arrogantes... Até que, num certo dia, foram à casa do “velhote” e quando, se aproximavam viram, a presença de muitas pessoas chorando e, se lamentando com a “morte do velho”, logo ele que, as tinha salvado com aquele chá milagroso!

A decepção do arrogante grupo foi tamanha, que retornaram às suas casas “lastimando e blasfemando a morte do velhote”, até que, todos os demais restantes também morreram atingidos e contaminados pela estranha pandemia...

E, todos foram sepultados ao lado do túmulo do senhor daquele chá milagreiro, onde se lia na lápide daquele senhor: - “AQUI JAZ UM BENEMÉRITO SENHOR QUE SALVOU MUITAS VIDAS, MAS, ENTREGOU A SUA AOS CÉUS”! E, na outra lápide, lia-se: - “AQUI JAZEM AS VÍTIMAS DO ORGULHO, PRESUNÇÃO E SOBERBA”.

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 10/06/2022
Código do texto: T7535088
Classificação de conteúdo: seguro