O Porco

Certa vez, um homem com aparência de um nobre caminhava por uma rua um tanto quanto movimentada, quando um outro homem com aparência de um mendigo cruzou seu caminho e ia lhe dizer algo. Mas mal chegou a pronunciar uma palavra e foi interrompido bruscamente pelo nobre com uma exclamação: "Saia da minha frente seu porco!"

O mendigo ficou parado sem se intimidar com as palavras daquele homem e começou a falar:

"Meu caro senhor, se por acaso o senhor tivesse que escolher entre ser um porco por fora, ou um porco por dentro o que o senhor escolheria?"

E continuou: "Veja o meu caso. Eu posso aparentar ser um porco por fora, mas se eu tomar um banho, colocar perfume, vestir uma roupa nova e limpa, pentear meus cabelos e aparar minha barba, já não mais terei a aparência de um porco."

E prosseguiu: "Agora deixe-me lhe fazer uma outra pergunta. Como se faz para deixar de ser um porco por dentro?"

"Pois aquele que é um porco por dentro vive preso em uma alma cheia de imundícies que muito se assemelha a um chiqueiro, ainda que por fora tenha a aparência de um nobre."

E concluiu dizendo: "Um porco, somente é capaz de ver outro porco. Eu não sou o que você diz que sou. Você é o que você pensa o que eu sou ."

Virou as costas e foi embora, deixando o nobre atônito e sem palavras.

Marcelo Harimani
Enviado por Marcelo Harimani em 22/02/2022
Código do texto: T7457852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.