Amigo da onça

Certa vez, uma onça estava numa árvore próxima a um rio, viu um jacaré e resolveu aproximar-se para tentar capturá-lo, com sorte ele conseguiu escapar.

Doutra vez a onça estava a beber água na margem do mesmo rio, muito tranquila hidratando-se sossegada, deixou-se estar. O jacaré viu a oportunidade de revidar o ataque e quando ia dar o bote... De longe uma anta macho gritou:

– Cuidado amiga onça o jacaré quer lhe atacar. E então a onça escapou.

Algum tempo passou e a anta estava com cede e foi ao rio para se refrescar. Na sua frente estava o jacaré que noutro dia tentara fazer a onça de refeição; a anta não se intimidou – pois estava vendo o inimigo e teria tempo de fugir, além disso, já havia feito um favor a onça num momento anterior, salvando-lhe a vida. E ficou despreocupada.

– Um inimigo a menos. Refletiu ela!

De repente algo abocanhou o pescoço da anta. Era a onça que estava a fincar os dentes em sua jugular.

E a anta olhou para o jacaré sabendo que ele tinha visto a onça se aproximar e perguntou:

- Por que não me avisou jacaré?

Ele prontamente redarguiu:

– Eu não, antes você do que eu! Ademais, você que é amigo da onça.

Moral: As vezes ajudar uma pessoa não significa que ela irá saber reconhecer o favor!

Raviel Moyan
Enviado por Raviel Moyan em 13/04/2021
Reeditado em 14/04/2021
Código do texto: T7231427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.