A parábola do Tempo

Em tempos de pandemia, parábolas que aquecem o coração.

A Parábola do Tempo

A Demora é a mãe da Esperança. Esperança casou com o Tempo, que teve duas filhas: Perseverança e Paciência. Um dia, o Tempo, preocupado com o futuro da família, andava receoso de perder seus familiares devido à intensa correria rumo ao Futuro. O Futuro para ele era um lugar incerto e sem segurança. Convocou sua sogra chamada Demora, e também a esposa Esperança e as duas filhas Perseverança e Paciência, para uma reunião de família a fim de não se perderem no futuro.

Seu receio era o medo de perdê-las devido à correria em direção ao futuro. Como sempre, o Tempo, em direção ao futuro, se adiantava à velocidade da luz sem cessar. Enquanto corria, paradoxalmente aguardava pela chegada da família para a reunião.

Demora chegou atrasada. Esperança a interpelou e disse: "Ainda bem que a Senhora, minha mãe, se atrasou, pois isso me fez compreender melhor meu marido." Perseverança, a filha mais velha, então argumentou: "Pois é, minha mãe, meu pai o Tempo me ensinou a ficar firme, juntos, com toda a família na caminhada rumo ao futuro para entender o princípio de nunca desistir da caminhada. Com isso, aprendi a deixar de lado o senhor feudal egoísmo que queria que eu me separasse de vocês. Como insisti firme, graças ao Bom Senso, meu conselheiro, não perdemos a nossa irmãzinha caçula, Paciência. Agora estamos confiantes nessa viagem."

PENSAMENTO: No decorrer do Tempo, a esperança só germina no atraso, quando as coisas demoram a acontecer. A esperança nos motiva a acompanhar o ritmo da vida, valorizando-a sem perder Tempo. Dias de espera nos fazem ser perseverantes. A perseverança nos torna resilientes, pois somos disciplinados a ter paciência. Somente assim teremos certeza de uma caminhada segura rumo ao futuro confiante.

Comentário:

A Parábola do Tempo nos ensina a importância de valorizar cada momento presente, ao invés de nos preocuparmos com o futuro. Através da história da família formada por Demora, Esperança, Perseverança e Paciência, somos convidados a uma reflexão sobre como a espera pode gerar esperança e como a perseverança nos fortalece diante das adversidades.

O Tempo, personificado como um personagem preocupado com o futuro de sua família, percebe que sua corrida constante pode afastá-los e decide esperar por eles. Essa atitude nos lembra que, mesmo em meio à pressão e à ansiedade, é importante parar, respirar e valorizar os momentos que temos ao lado daqueles que amamos.

A Demora, que chega atrasada, nos mostra que o tempo de espera pode gerar esperança. Quando as coisas demoram a acontecer, somos desafiados a ser perseverantes e a confiar que, no momento certo, alcançaremos nossos objetivos. A filha mais velha, Perseverança, compartilha sua experiência de aprendizado com o Tempo, mostrando-nos que a perseverança nos torna resilientes e nos ajuda a superar as dificuldades da jornada.

Por fim, a parábola nos lembra da importância da Paciência, a filha caçula. Ela é um lembrete de que devemos ter calma e confiança no processo, pois é através da paciência que alcançamos uma caminhada segura e confiante rumo ao futuro.

Assim, a Parábola do Tempo nos convida a uma reflexão sobre como podemos encontrar equilíbrio entre a pressa e a esperança, valorizando cada momento presente e confiando que, com perseverança e paciência, alcançaremos nossos objetivos.

pedroluizalmeida
Enviado por pedroluizalmeida em 23/03/2021
Reeditado em 06/03/2024
Código do texto: T7214414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.