Parábola do Avô, o Neto e o Burro – Uma Reflexão Que Irá Mudar Sua Maneira De Ver a Vida

Há muito tempo atrás, um avô e seu neto decidiram fazer uma viagem juntos para visitar alguns parentes e ver algumas maravilhas da natureza.

Ao sair, o velho mandou o menino montar no burro que tinham, para facilitar a viagem e não se cansar.

Quando eles chegaram à primeira aldeia, os cidadãos começaram a criticar que o velho que tinha que ir a pé, enquanto o neto forte, jovem e cheio de vitalidade estava montado. É uma vergonha! Alguém veio dizer.

Essas críticas fizeram o avô reconsiderar sua posição, e ele decidiu que no dia seguinte o menino iria andando ao lado do burro enquanto o avô iria montado no burro.

No entanto, ao passar pela segunda aldeia, os moradores locais começaram a reclamar. Como a criança pobre pode andar enquanto o homem mais velho a monta confortavelmente? Que vergonha! Ele se ouviu dizer.

O avô falou com o jovem neto e ambos decidiram montar no animal.

Mas, quando chegaram à terceira aldeia, os moradores criticaram os dois, acusando-os de sobrecarregar e explorar irresponsavelmente o pobre burro.

Depois disso, os dois viajantes, confusos, resolveram ir a pé, caminhando ao lado do animal.

Eles chegaram na quarta aldeia, na qual começaram a rir deles. Você carrega uma montaria e nenhum de vocês a usa? Você está bem com a sua cabeça? Que vergonha! Alguém veio dizer.

Essa oportunidade os fez perceber que qualquer coisa que fizessem, haveria sempre alguém que iria criticar, a partir daquele dia voltaria a fazer o que eles consideraram melhor não importa o que os outros dizem.

Reflexão: Essa história tradicional nos ensina que, seja o que for que fizermos, sempre haverá alguém a quem parecerá errado. Embora ouçamos o conselho das pessoas em quem confiamos e respeitamos as opiniões, no final das contas, o mais importante é o que acreditamos, especialmente se tivermos certeza de que está tudo bem.

Lembre-se: Você não pode controlar a mente ou as opiniões dos outros, por isso é melhor trabalhar sobre si mesmo, que é o que está ao seu alcance, e chegar a experiência e conhecimentos suficientes que lhe permitirá tomar as decisões tendo a certeza delas.

Antonio Garcia Neto
Enviado por Antonio Garcia Neto em 25/02/2021
Código do texto: T7192739
Classificação de conteúdo: seguro