Parlatório dos sentimentos

Certa vez o amor e ódio convocaram todos os sentimentos do mundo para uma reunião, num parlatório emocional, para que fossem discutidas as diretrizes sentimentais dos humanos e assim se esclarecer o que traria equilíbrio ao homem, bem como qual seria o melhor e o pior dos sentimentos.

O primeiro a falar foi o amor, ele trouxe consigo uma gama de sentimentos bons, dentre eles o afeto, o carinho e a ternura, o amor falava da doçura de se amar, se apaixonar, da importância do afeto entre as criaturas que deveriam se sentir afetadas por bons sentimentos. O carinho e a ternura vibravam em apoio às palavras doces e sedutoras do amor.

Eles gostariam que a saudade entrasse para o time, mas acontece que a saudade doía demais e ninguém sabia bem em qual time a saudade deveria permanecer.

Chegou o momento do ódio, ele trazia consigo a ira, a maldade, o ciúme e subiu ao parlatório com um discurso forte e eloquente, dizia que só o ódio transforma mesmo o homem, que não há fraqueza no ódio, como há no amor e que o ódio é que move as pessoas, sem ele o homem é fraco e temeroso.

Depois de muita conversa concluíram que todo bem contém uma gotinha de mal e todo mal tem uma gotinha de bem. Amor e ódio andam de mãos dadas e é importante o equilíbrio entre os sentimentos.

Então, qual seria o pior dos sentimentos?

O amor era bom demais para entrar nessa discussão, ficou de longe apenas observando.

A ira queria se sobrepor ao ódio e um discurso acirrado aumentava sem nenhuma razão, o ciúme também entrou na briga, a inveja se levantou e apontou o dedo na cara no ódio, todos queriam o título de pior sentimento do mundo. Estavam todos lá, os piores sentimentos de pé, se digladiando, se batendo, berrando, cada um querendo ter mais razão que o outro.

Até que a preguiça olhou para a plateia e notou um sentimento parado, sem dizer nada, apenas observando com desdém toda aquela confusão.

- Ei, você. Não vai dizer nada? Vai ficar aí só olhando?

O sentimento obscuro nada respondeu.

Todos os outros foram até ele, até o amor e seu clã que já estavam de saída retornaram intrigados, quem seria aquele sentimento que não se movera por nada?

O ódio foi logo lhe dando uma bofetada na cara:

- Fala alguma coisa, seu imbecil, inútil.

O amor ponderou:

- Calma, talvez um pouco de amor o faça dizer alguma coisa. Diga, querido, o que você acha de tudo isso?

O sentimento permanecia em silêncio, como se estivesse alheio a tudo e todos.

Todos os outros sentimentos começaram a ficar irritados, até mesmo o amor estava perdendo a paciência. Que coisa mais desagradável era aquele sujeito que nada dizia, nada respondia, não se abalava, parecia não se importar com nada. Depois de muita confusão, a angústia começou a chorar, a tristeza dominou a todos os outros, o ódio se destacou perante alguns, e o amor entrou numa profunda depressão.

Foi então que a compreensão, tentando entender o que se passava com aquele sentimento, perguntou:

- Já que você não quer participar de nada, por favor, apenas nos diga quem é você.

- Eu sou a indiferença!

E todos os outros compreenderam que a indiferença é o pior dos sentimentos, quem nada diz inflama os demais, sejam eles bons ou maus, quem nada faz incomoda os demais, quem a nada reage parece desdenhar de todos e nem a paz consegue abrandar os sentimentos inflamados pela indiferença.

Cyntia Pinheiro
Enviado por Cyntia Pinheiro em 25/09/2020
Código do texto: T7071761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.