Os Pombos que Queriam ser Heróis

Era uma vez, um grupo de coelhos que encontrou algumas cenouras e resolveu comê-las. Então, no galho mais alto de uma árvore tinha uma águia, que voou em direção aos coelhos e foi pegando um por um. No alto de outra árvore havia dois pombos muito amigos, que viram a águia caçando os coelhos. Então um dos pombos teve uma ideia.

- Ei, amigo. – disse a ave – Acabei de ter uma ideia. Se a gente conseguir combater uma águia junto com um grupo talvez a gente entre para a história dos pombos. Seremos heróis pombos.

- Tem certeza que isto é uma boa ideia? A águia pode comer a gente.

- Não, amigo. Se a gente juntar um grupo de cinqüenta pombos talvez a gente consiga derrotá-la.

- Tudo bem. Então vamos juntar os outros pombos.

Assim, esses dois pombos ousados juntaram cinqüenta deles e foram atacar a águia. Eles conseguiram combatê-la, porém, mais de quarenta deles morreram. Só os dois heróis e mais quatro pombos sobreviveram. Então eles foram contar para os pais deles que conseguiram combater uma águia. Então um dos pais dos pombos falou:

- Filho, você não vai entrar para a história dos pombos. Para ficar famoso você matou vários de nós. Você não merece virar um herói dos pombos.

Então ele ficou desanimado e nunca mais quis sair com o amigo. Porque foi esse amigo que teve a ideia.

Moral da história: não é herói aquele que sacrifica seu povo.