O POVO BUFANTE

No reino da Dinamarca a Oeste da Groelândia, no Arquipélago ártico Canadiano, sendo a quinta maior ilha do mundo, pertencente ao Círculo Polar Ártico e que está na zona da noite polar e sol da meia-noite, encontra-se a gelada Ilha Baffin, Estas características por si só já tornam o lugar especial. E é com essas condições geográficas e climáticas que encontramos O povo Bufante.

O que me fez viajar para este longínquo território e me surpreender com esta esplendia descoberta, foi uma curiosidade que D. Margaret, costureira da minha mulher, me revelou ao entregar um vestido que minha amada encomendara dias antes. Um vestido de mangas bufantes.

Pois bem, fiquei muito curioso com o espalhafatoso nome dado a tais mangas, que resolvi saber de onde viria tamanha exuberância para denominar apenas as mangas de um vestido. Foi aí que começou minha jornada. O fato é que, na parte oeste desta ilha, a parte mais inóspita e menos habitada mora algumas famílias de pescadores árticos que nasceram geneticamente modificados por conta de um alimento endêmico desta região. Trata-se de um tipo de peixe parente distante do Baiacu, peixe venenoso muito conhecido no Brasil por sua característica de inflar ao se sentir ameaçado.

Em meus estudos descobri que a família Chaplinski, Sirenikski e a família Naukanska adquirira algumas características que vieram, sem nenhuma explicação científica deste animal. Curiosamente estas incríveis pessoas ao sentirem a menor alteração térmica para temperaturas mais elevadas, espontaneamente começam a alterar seu próprio corpo inflando os músculos do braço e antebraço em até 100% a mais da sua massa muscular corporal, fato jamais encontrado em todo planeta. Estas pessoas não sentem absolutamente nada quando este fenômeno acontece.

Por este motivo, estas famílias que confeccionam suas próprias vestes, já as fazem com mangas bem maiores que seus membros, justamente para comportá-los na hora da variação de temperatura. Estas pessoas são muito resistentes e se tornam ainda mais fortes e pujantes quando isto acontece. Daí, não sei como esta informação chegou até nosso território e foi parar naquelas mangas bem avantajadas que compõem os vestidos de mangas bufantes, mas agora faz todo sentido para mim, e espero que tenha conseguido explicar com precisão o porquê deste nome.

Claro que esta viagem não passa de um devaneio de quarentena, apenas para nos divertir e fazer vocês embarcarem numa viagem bem distante comigo a lugares que nunca fui e provavelmente jamais irei, até porque detesto frio.

A ilha, a localização geográfica, o nome das famílias e as mangas bufantes são reais, acreditem.

Maerson Meira 19 de maio de 2020.

MAERSON MEIRA
Enviado por MAERSON MEIRA em 19/05/2020
Código do texto: T6952157
Classificação de conteúdo: seguro