O macaco e o leão

O macaco passeava pela mata pulando de galho em galho. Quando andava próximo a estrada viu um caminhão parar de repente, fazendo um barulho estranho. Curioso e desconfiado aproximou-se e espiou por entre as folhas das árvores. Viu um homem descer do veí-culo, olhar embaixo do caminhão e gritar:

- O pneu furou! Vamos trocá-lo. Pega o macaco para levantá-lo.

Ao ouvir que seria usado para suspender o caminhão, fugiu as-sustado. Não ia ficar para ser obrigado a levantar uma máquina tão pesada. Não tinha força para tanto. Longe dali, encontrou seus amigos e contou o que aconteceu. Eles se espantaram, mas, passaram a acredi-tar que aqueles homens queriam pegar o macaco porque ele tinha mui-ta força. Porque levariam o macaco e não o leão, para suspender o Caminhão? Isto seria a prova de que o macaco era mais forte do que o rei do aninais, comentaram. E assim, espalharam pela floresta que o macaco era mais forte do que o leão. Por isso, ele é que devia ser o rei dos animais. Isto seria bom para todos, pois ele não comia carne. To-dos os animais da floresta acreditaram na história e passaram a divul-ga-la. E assim, as proezas do macaco começaram a surgir. Uns diziam que o viram levantar uma pedra muito grande que rolara para a estra-da. Outros juravam que viram o macaco levantar um tronco de jatobá.

O falatório finalmente chegou aos ouvidos do leão que resolveu tirar a prova dos nove e colocar o macaco no seu lugar. Sentia-se ofendido. Daria uma lição naquele macaco insolente que ousava dizer que tinha mais força que ele e, além disso, ainda queria ser o rei dos animais. Mandou chamá-lo e também seus amigos. Quando o macaco recebeu recado do leão ficou apavorado. Não queria encrenca com o rei da selva. Pensou em se esconder. Mas não havia como. Acompa-nhado pelos amigos se dirigiu à toca do leão. Contou o que aconteceu, mas o leão não acreditou na história do caminhão e propôs um desafio ao macaco. Ele teria de provar que tinha mais força do que ele. Se era capaz de levantar um caminhão, teria força suficiente para derrota-lo numa luta. E então, ele seria o rei dos animais. Se não conseguisse iria puni-lo rigorosamente pela a ousadia de cobiçar o seu lugar. O macaco inventou uma serie de desculpa, mas não teve jeito. Incentivado pelos amigos e mesmo contrariado, aceitou o desafio. O leão marcou o local, dia e a hora da luta. Para o árbitro nomeou o gambá.

No dia da luta os bichos se reuniram em baixo de uma grande árvore. O macaco, embora morrendo de medo, estava convencido de que derrotaria o leão, pois, achava que tinha mesmo mais força que o rei dos animais. O majestoso leão que já estava lá a sua espera e dis-posto a dar-lhe uma boa sova, falou:

- Quero mostrar a este insolente e a seus amigos quem é mais forte. Se ele não morrer na luta o comerei vivo.

O macaco respirou fundo e se preparou para lutar. O Gambá apitou o início do confronto. Neste instante, no meio do círculo for-mado pelos animais, apareceu a dona coruja. Todos ficaram espanta-dos, ela nunca era vista de dia. A coruja falou:

- Um momento! Eu estou aqui porque de onde eu moro, vejo tu-do o que acontece na floresta e nada me escapa. O macaco está enga-nado ele não é mais forte que o leão e acabará morto. Estou aqui para esclarecer um mal-entendido. Na verdade, ele não tem culpa nenhuma. A culpa é do bicho homem que inventou uma máquina para levantar caminhões e carros e deu o nome de macaco. Ele ouviu o homem falar que ia pegar o macaco para suspender o caminhão e não ficou para ver. A empáfia tomou conta dele. O orgulho subiu a sua cabeça e aí ele fez a besteira de achar que é mais forte que o rei da floresta. O macaco é um animal muito frágil e não vai aguentar. Por isso peço ao leão em nome de nossa amizade que cancele a luta, mas lhe dê uma boa lição.

O leão atendeu ao pedido da coruja a quem considerava sábia e sensata. Como castigo o leão obrigou o macaco a caçar para ele. Não deu outra: Depois de algumas semanas, o macaco, tinha perdido todos os amigos, pois eles não queriam servir de comida para o rei dos ani-mais. Por isso, o macaco vive fugindo do leão e se abrigando em cima das árvores.