CAMINHAR SEM RISCO

O aprendiz aproximou do seu mentor e questionou:

"Mestre, como vou saber caminhar sem risco pelo meu destino?"

O franzino homem de barba branca olhou para seu aluno e falou:

"Siga até aquela goiabeira no final da estrada sempre olhando para cima e depois volte até aqui."

Passados alguns minutos, o jovem voltou com o joelho ralado. O sábio rapidamente questionou?

"Como foi seu caminhar?"

Passando a mão no joelho ralado, o aluno respondeu:

"O sol cegou minha visão. Eu tropecei em um cascalho e caí de joelhos."

"Pois bem". Bradou o idoso. "Agora faça o mesmo caminho olhando para o chão ".

Passados alguns minutos, o aprendiz voltou com um corte na testa. O mentor questionou-o:

" Como se saiu meu filho?"

Passando a mão no corte que sangrava, o jovem respondeu:

"Olhando para baixo eu não tropecei, mas não enxerguei o galho da goiabeira e bati com a cabeça."

"Agora você olhará pra frente e fará exatamente o mesmo caminho."

Passados alguns minutos, o jovem voltou sorrindo e antes que o sábio o questionasse:

"Agora fiz o caminho sem tropeços ou batidas de cabeça."

Com sorriso no rosto, aquele velho homem de rosto marcado falou:

"Meu jovem aluno, não existe caminho da vida sem risco. Você pode tropeçar e cair quando não entender a importância de conhecer o chão. Você pode bater a cabeça se ignorar que sempre haverá alguém acima de nós. Mas você pode apenas seguir em frente olhando para o seu futuro. Assim você entenderá que apenas o equilíbrio é capaz de guiar seus passos."

O aprendiz apenas sorriu e limpou seus olhos marejados.

Moral da história: independente da trajetória, jamais deixe de seguir em frente.