A fábula do Pavão e o pássaro feio

Era uma vez, em um reino a mais de mil vezes mil léguas daqui, um pequeno bebê pássaro que - desgarrado de sua família devido a uma tempestade - viu-se no fabuloso jardim do próprio Sultão daquele país.

Tal esplêndido jardim continha, além de um lago espelhado, uma floresta frutífera a qual apenas os animais mais belos e raros do mundo poderiam habitar. Contudo o bebê pássaro nada tinha de belo: era horrível e possuía plumagem esfiapadas e encardidas.

Apesar de destoar da linda paisagem, a pequena ave foi acolhida por um fantástico pavão que, tomado por um espírito de piedade e caridade, escondeu e protegeu o pobre e horroroso bichinho.

Porém, após algum tempo, o desengonçado animal foi crescendo e se tornando um elegante e incrivelmente lindo Cisne branco. Suas plumas eram agora tão claras e delicadas que pareciam ter luz própria.

O pavão que o havia ajudado em um momento de terrível necessidade, dizia aos outros animais que sentia falta de seu amigo feio, porém modesto e humilde.

Afinal, hoje quase não o via mais entre as árvores: ficava a maioria do tempo descansando no meio do lago espelhado, rivalizando com o pálido reflexo das noites de lua cheia. Quando não, era visto voando esplendoroso no céu estrelado, imagem que cativava a atenção do maravilhado Sultão e fazia inveja aos outros reis das mais longínquas regiões.

Moral da história:

Eu deixo com vocês.